Em 2014, alunos do Colégio Tiradentes acompanharam na ALMG inauguração da estátua do inconfidente que dá nome à instituição - Arquivo ALMG

Implantação de escolas cívico-militares pauta debate

Representante do MEC é aguardada para esclarecer a nova política de fomento a essas unidades.

29/03/2019 - 17:57

A implantação de escolas cívico-militares no Estado será discutida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência será nesta segunda-feira (1º/4/19), às 10 horas, no Auditório.

O autor do requerimento, deputado Coronel Henrique (PSL), justifica que o sucesso das escolas militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) levou o Ministério da Educação (MEC) a criar uma subsecretaria de fomento a essa política.

“As escolas militares estão no topo do ranking”, reforça. Também em Minas, segundo o gabinete do deputado, das 30 unidades do Colégio Tiradentes, 22 figuram entre as 30 melhores escolas do Estado, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Educação.

Além do bom desempenho, segundo Coronel Henrique, a parceria com os militares tem impactos positivos também na segurança das escolas. No modelo cívico-militar, a disciplina e gestão da unidade ficam com os militares, enquanto a coordenação pedagógica permanece com civis.

MEC – A coordenadora-geral de Desenvolvimento Pedagógico da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares, a tenente-coronel BM Eliane Vieira de Assis, estará na audiência para explicar como será o trabalho nessa nova estrutura do MEC.

A subsecretaria foi criada pelo Decreto 9.465, de 2019. Entre suas competências está desenvolver um “modelo de escola de alto nível, com base nos padrões de ensino e modelos pedagógicos empregados nos colégios militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, para os ensinos fundamental e médio”.

A pasta deverá promover, de forma progressiva, a adesão de escolas estaduais e municipais ao modelo cívico-militar, por meio de adesão voluntária dos entes federados, atendendo, preferencialmente, aquelas em situação de vulnerabilidade social.

A lista de convidados inclui também a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, além de militares que atuam com educação na PM de Minas.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Confira a lista completa de convidados para a reunião.