Situação financeira de servidores será avaliada em audiência
O atraso no pagamento e a defasagem de reajustes têm provocado endividamento de agentes que atuam na área de segurança.
28/03/2019 - 14:57A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta sexta-feira (29/3/19), audiência pública para debater a situação a que estão submetidos os servidores da segurança pública do Estado, em consequência das perdas inflacionárias dos últimos quatro anos e do parcelamento dos salários há mais de três.
A reunião será às 13 horas, no Auditório SE, e foi solicitada pelo presidente da comissão, Sargento Rodrigues (PTB), e pelos deputados Delegado Heli Grilo e Bruno Engler, ambos do PSL.
De acordo com a justificativa do requerimento, esses problemas vêm provocando o endividamento das famílias dos servidores e afetando até a saúde desses profissionais. Sargento Rodrigues lembra que os policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e socioeducativos também tiveram o 13º salário de 2018 dividido em 11 vezes.
Em reunião no último dia 27 com secretários de Estado e representantes das Polícias Militar e Civil, um grupo de deputados estaduais e federais obtiveram, do governo, compromisso em pagar o restante do 13º em 21 de maio, continuidade do repasse financeiro ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), pagamento integral do abono fardamento junto com a primeira parcela de salário de junho, continuidade do diálogo sobre a recomposição salarial e retomada do pagamento da folha no quinto dia útil e interlocução permanente com os comandos, chefias de corporação e representantes do setor.
Participaram do encontro os deputados Sargento Rodrigues, Coronel Sandro, Heli Grilo, Bruno Engler e a deputada Delegada Sheila, os quatro últimos do PSL, e os federais Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e Cabo Junio Amaral (PSL/MG).
Da parte do governo, estiveram presentes os secretários de Estado de Governo, Custódio Antonio de Mattos; e de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis; além dos comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, e dos Bombeiros, coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos; o chefe do Gabinete Militar, coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges; e o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto de Souza.
Em nota divulgada em conjunto, os deputados reconhecem que houve avanço nas negociações, mas que ainda há muito o que melhorar. Sargento Rodrigues explicou que serão ouvidos os servidores e, também, suas esposas para conhecer os impactos na família. “Vamos materializar, em requerimentos, os avanços e o que ainda falta. A pauta ainda não se concretizou em sua totalidade”, disse ele sobre a audiência.
Convidados – Foram convidados para participar da reunião o governador Romeu Zema; o vice, Roberto Brant; os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, e de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, deputados federais e integrantes de instituições representativas das categorias.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.