Possível fechamento do IEF em Teófilo Otôni motiva reunião

Comissão de Participação Popular realiza audiência nesta terça (2), que vai reunir governo e lideranças ambientais.

28/03/2019 - 16:16

LIDO, FALTA PUBLICAR

Para debater o iminente fechamento da agência do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Teófilo Otôni e seus impactos no município e em todo o Vale do Mucuri, a Comissão de Participação Popular realiza audiência pública. Solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), a reunião será nesta terça-feira (2/4/19), às 14h30, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na justificativa do requerimento, Doutor Jean Freire defende que “a permanência e o fortalecimento das 14 unidades regionais de florestas e biodiversidade (URFBio) do IEF são de fundamental importância para os territórios de sua abrangência”. Segundo ele, essas agências contribuem, graças a sua capilaridade e atribuições, para o manejo das bacias hidrográficas e, consequentemente, para o efetivo desenvolvimento rural sustentável do Estado.

Agropecuária e mineração - O parlamentar explica que, historicamente o Nordeste de Minas, especialmente o Vale do Mucuri, é caracterizado como um território de baixa dinamização econômica e baixos índices de desenvolvimento humano. Além disso, afirma, a região enfrenta graves problemas ambientais, resultantes de modelos de produção agropecuária e de extração mineral pouco sustentáveis.

Na avaliação do deputado, parte desse problema se explica pela histórica ausência de estruturas estatais que planejem e implementem políticas adequadas à realidade local e que contribuam para o desenvolvimento do Estado. Dessa forma, o fechamento da URFBio de Teófilo Otôni pode comprometer ainda mais a implantação de políticas públicas naquela região.

Convidados – Para a reunião da terça (2), foram convidados, entre outros, os titulares da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do IEF, e representantes de comitês de bacias hidrográficas de rios que passam pelo Vale do Mucuri.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.