A presidente da comissão propôs a realização de doze audiências públicas

Comissão vai debater relação entre tragédia e uso de drogas

Estudo da UFMG atesta que 30% dos atingidos com rompimento de barragem em Mariana sofrem com transtorno pós-traumático.

28/02/2019 - 15:58 - Atualizado em 28/02/2019 - 18:19

A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública para debater o tema transtornos de estresse pós-traumático decorrente de tragédias e sua relação com o abuso de drogas e álcool.

Esse foi um dos doze requerimentos de audiência pública aprovados pela comissão em reunião realizada nesta quinta-feira (28/2/19). Todos eles foram assinados pela presidenta, deputada Ana Paula Siqueira (Rede).

Na justificativa, a parlamentar argumenta que estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre saúde mental da população de Mariana (Central), atingida pelo rompimento de barragem em 2015, demonstra que “mais de dois anos após o rompimento da barragem da mineradora Samarco, quase 30% dos atingidos sofrem com depressão”.

Segundo o estudo, esse percentual é cinco vezes superior ao constatado na população do País. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que entre os brasileiros, 5,8% (11,5 milhões de pessoas) sofriam de depressão em 2015.

A situação seria preocupante também em relação ao desastre de Brumadinho (RMBH). Conforme lembra o requerimento, segundo um dos membros da Comissão de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia de Minas (CRP-MG), o psicólogo Marcelo Arinos Drummond, são três os grupos de afetados: os que perderam tudo, os que acharam os corpos de parentes e aqueles para os quais a busca nunca terá um fim. Todos sujeitos a consequências como depressão e abuso de substâncias químicas.

Outros debates - Outros requerimentos aprovados apontam para a realização de audiência pública sobre temas relacionados ao financiamento de políticas públicas sobre drogas, estratégias de prevenção e combate ao uso de drogas, e recuperação e reinserção do usuário de drogas, entre outros. Os requerimentos pretendem debater:

  • o financiamento para as políticas sobre drogas;
  • estratégias para a prevenção às drogas no ambiente escolar;
  • a reinserção social do usuário de droga e a atenção à família;
  • as políticas públicas sobre drogas no município de Felixlândia (Central);
  • o uso de recursos provenientes de leilões de produtos apreendidos do tráfico de drogas em benefício da política estadual sobre drogas;
  • o acesso ao tratamento a dependentes de álcool e outras drogas;
  • o funcionamento do Centro de Referência Estadual em Álcool e Outras Drogas (Cread);
  • a repressão qualificada e o sistema de justiça criminal em relação ao usuário de droga;
  • as ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social dos usuários e dependentes químicos no município de Belo Horizonte;
  • também em Belo Horizonte, ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social dos usuários e dependentes químicos na região do Barreiro;
  • ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social dos usuários e dependentes químicos, no município de Nanuque (Jequitinhonha/Mucuri).

Consulte o resultado da reunião.