Assembleia promove audiência sobre vítimas de Brumadinho
Rompimento de barragem de rejeitos na cidade será discutido nesta terça (26), em comissão do Parlamento mineiro.
22/02/2019 - 12:56 - Atualizado em 25/02/2019 - 17:23A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (26/2/19), uma audiência para debater o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A comissão de Segurança Pública busca apurar as causas e consequências do desastre, que já contabiliza 171 mortos. A reunião acontece às 10 horas, no Plenarinho II.
O tema também seria discutido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também nesta terça (26), às 17 horas, mas a atividade foi cancelada. A reunião tinha sido solicitada pelo seu presidente, deputado Noraldino Júnior (PSC), e pelo deputado Osvaldo Lopes (PSD).
No dia 25 de janeiro, a barragem de rejeitos de minério que pertence à Mineradora Vale se rompeu. Uma grande área do município foi tomada pela lama, deixando centenas de mortos e desaparecidos. O complexo administrativo estava situado no local atingido e o refeitório, por exemplo, se encontra totalmente soterrado. Muitas das vítimas fatais do desastre eram profissionais da própria empresa.
Além da responsabilização da Vale, a comissão pretende apresentar questionamentos quanto ao modelo de construção de barragens adotado no Estado, ao monitoramento e à fiscalização dos empreendimentos minerários.
Crime - “Debater a tragédia criminosa”. Com essa afirmação, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) solicitou a realização de reunião para debater o tema no âmbito da Comissão de Segurança Pública. Foram convidados representantes do Ministério Público do Estado e da Polícia Militar.
Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer às duas reuniões poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Consulte a lista completa de convidados para a reunião da Comissão de Segurança Pública.