Escola cívico-militar pode ser tema de audiência na ALMG
Comissão de Segurança Pública também deve debater situação dos concursados da PMMG, entre outros assuntos.
19/02/2019 - 12:39Na primeira reunião Ordinária da Legislatura, deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, na manhã desta terça-feira (19/2/19), dezenas de requerimentos com pedidos para realização de audiênicas públicas, visitas e reuniões com convidados, entre outras providências.
Um dos requerimentos aprovados é do deputado Bruno Engler (PSL), que pretende realizar audiência para debater a proposta de criação, em Minas Gerais, da chamada "escola cívico-militar".
Bruno Engler, que inicia seu primeiro mandato na Assembleia, agradeceu aos pares pela aprovação do pedido e ressaltou sua opinião de que a disciplina militar nas escolas públicas só trará benefícios para os estudantes mineiros. Segundo ele, esse é um modelo educacional que já se mostrou bastante eficaz em outros lugares do País.
O deputado Mautro Tramonte (PRB), que também estreia como deputado estadual, teve requerimento aprovado para que se realize audiência pública sobre a situação dos aprovados no último concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais. O curso de formação dos futuros militares, que teria início este mês, foi suspenso pelo governador do Estado.
O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), apresentou cerca de 30 requerimentos no total. Entre eles, uma solicitação para que seja realizada reunião com convidados, para homenagear os bombeiros militares que atuaram e ainda atuam na região de Brumadinho afetada pelo trágico rompimento da barragem de rejeitos de mineração, no último dia 25 de janeiro.
Demandas da sociedade não param de chegar
Após ter feito a leitura de todos os seus requerimentos, o deputado Sargento Rodrigues explicou que o grande número de pedidos se deve ao fato de que as demandas da sociedade não param de chegar durante o recesso parlamentar.
O deputado também explicou que muitas das reclamações e pedidos recebidos em seu gabinete dizem respeito a atos do ex-governador Fernando Pimentel, nos últimos dias de mandato. "Foram tantos desmandos do PT, que vamos demorar anos para consertar os estragos", criticou o parlamentar.
Situação de Policiais militares afastados por questões de saúde; perseguições e abertura de inquéritos considerados indevidos, no âmbito da coorporação; necessidade de policiamento em trecho da BR-040; falta de segurança no município de Virgolândia (Rio Doce), os atrasos no pagamento dos servidores e a situação das unidades prisionais do Estado são alguns dos assuntos dos requerimentos aprovados, de autoria de Sargento Rodrigues, que devem gerar audiências públicas.
O Deputado Heli Grilo (PSL), eleito vice-presidente da comissão, reforçou as críticas ao governo anterior, e afirmou que espera, do atual governador Romeu Zema (Novo), um melhor tratamento para as forças de segurança pública. Em especial, ele citou o caso dos agentes penitenciários, que foram contratados precariamente e depois dispensados pelo Executivo. Na opinião dele, os agentes "são os verdadeiros guerreiros dos tempos modernos" e o governo não pode, simplesmente, "colocá-los nas ruas, na boca dos lobos novamente".
Consulte o resultado a reunião, com a lista completa dos requerimentos aprovados.