Na reunião, deputados criticaram o adiamento da convocação dos aprovados no concurso da PM, tema que será debatido em audiência nesta terça (19)

Comissão de Segurança Pública elege presidente

Sargento Rodrigues foi reconduzido ao cargo que ocupou na 18ª Legislatura. Eleição de vice será nesta terça (19).

18/02/2019 - 12:48

Em eleição realizada na manhã desta segunda-feira (18/2/19), com candidatura única, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) foi reconduzido à presidência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo período de dois anos. O parlamentar já tinha atuado como presidente da mesma comissão durante a 18ª Legislatura (2014-2018).

No mesmo pleito estava prevista também a escolha do vice-presidente, mas a eleição foi adiada para esta terça-feira (19/2/19), às 9h45, porque o candidato, deputado Delegado Heli Grilo (PSL), não pode comparecer, por razões pessoais. A reunião foi presidida pelo deputado João Leite (PSDB), que, na condição de presidente ad hoc (indicado apenas para esta finalidade), após a eleição, proclamou o resultado e deu posse ao eleito. Na sequência, ele passou a presidência para o deputado Sargento Rodrigues.

Na ocasião, também ficou definido que as reuniões ordinárias da comissão serão realizadas todas as terças-feiras, às 10 horas. Assim, nesta terça-feira (19), a reunião especial convocada para a eleição do vice-presidente, às 9h45, será seguida da reunião ordinária.

À tarde, às 15h30, também já foi marcada a primeira reunião extraordinária da comissão para debater o adiamento, por ato do governador Romeu Zema, da convocação dos candidatos aprovados no concurso público para a Polícia Militar.

Após ser empossado, o presidente agradeceu a presença e o voto dos demais parlamentares e disse que a comissão tem “dezenas de requerimentos aguardando para serem apreciados e terá muito trabalho pela frente”.

Deputados criticam adiamento de concurso

Tanto o presidente eleito como os deputados João Leite e Léo Portela (PR) criticaram o adiamento da convocação dos aprovados no concurso da PM, alegando que a medida vai impactar negativamente a segurança pública no Estado.

Segundo Sargento Rodrigues, Minas Gerais tem, hoje, um deficit de 12 mil policiais militares, número que deve aumentar ao ser efetivada a reforma da Previdência, com uma evasão prevista de seis mil policiais. O efetivo atual da PM mineira, disse, é de 39 mil policiais.

O parlamentar destacou que o concurso já foi homologado pela Câmara de Orçamento e Finanças (instância da Secretaria de Estado de Planejamento) e é preciso cobrar do governador a convocação e nomeação dos cerca de 1750 aprovados.

Léo Portela e João Leite também criticaram o adiamento, argumentando que a medida afetou a vida de muitos aprovados, que chegaram a abandonar seus empregos e até mudaram de estado, na expectativa da convocação. Alguns, ainda, desistiram de outros concursos públicos nos quais já teriam sido aprovados ou teriam chances reais de serem aprovados contando assumir o posto na PM de Minas.

Consulte o resultado da reunião.