Comissão aprovou parecer favorável ao projeto na forma aprovada em 1º turno.

Projeto sobre cooperativas de agricultura familiar avança

Texto altera composição do Conselho de Cooperativismo. Plenário já pode analisar matéria em 2º turno.

11/12/2018 - 19:32

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) já pode analisar, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 918/15, do deputado André Quintão (PT), que prioriza a agricultura familiar no âmbito das políticas públicas estaduais de cooperativismo.

Nesta terça-feira (11/12/18), a proposta recebeu parecer favorável, na forma do vencido (texto aprovado com modificações no 1º turno), na Comissão de Desenvolvimento Econômico. O relator foi o deputado Fabiano Tolentino (PPS).

A proposição promove alterações na Lei 15.075, de 2004, que dispõe sobre a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Em uma delas, modifica a composição do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), que passa a ter 20 vagas.

A legislação atual estabelece que o Cecoop será composto por oito membros do governo, um do Legislativo, um da seção estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-MG), um do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e sete representantes por ele indicados.

Ocemg – Originalmente, o projeto reduzia para três o número de representantes indicados pela Ocemg, garantindo a representação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-MG) e de três entidades recomendadas por ela, entre os quais uma das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e dois dos demais ramos do cooperativismo solidário no Estado.

Entretanto, o texto aprovado estabelece que a Ocemg tem o direito a um representante e a indicar seis outras entidades. Já a Unicafes-MG terá um representante. Além disso, inclui um membro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaemg), para aumentar a representatividade dos trabalhadores rurais, e mantém um do Sescoop-MG. Outras dez vagas são do poder público (nove secretarias de Estado e ALMG).

A proposta também prevê a criação de mecanismos de estímulo ao cooperativismo na agricultura familiar e altera o processo de seleção de vogais e suplentes da Junta Comercial do Estado (Jucemg). Das dez vagas, uma será indicada pela Ocemg, uma pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e uma pela Fetaemg, por meio de listas tríplices a serem encaminhadas ao governador.

Outra alteração é a subordinação do Cecoop à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O PL 4.645/2017, de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), tramita anexado ao projeto de André Quintão, por conter matéria semelhante.

Consulte o resultado da reunião.