Este ano a Cantata de Natal da Assembleia reuniu 23 corais; mais de mil pessoas vieram assistir

Cantata emociona público e celebra natal na ALMG

Em noite festiva, Legislativo também reabre Memorial e anuncia parceria com a PBH para manutenção de praça.

05/12/2018 - 22:28

Pelo 12º ano consecutivo, a Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) emocionou o público, na noite desta quarta-feira (5/12/18). Idosos, jovens, crianças, mais de mil pessoas vindas de várias partes da cidade acompanharam o espetáculo, que reuniu 23 corais e cerca de 300 vozes.

O evento marcou o último Natal da atual Legislatura, que se encerra em 31 de janeiro de 2019. Na abertura, o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (MDB), cumprimentou os presentes, desejando a todos boas festas e um ano novo de paz e alegrias. 

A tenda, montada no Hall das Bandeiras, de frente para a Praça Carlos Chagas, ficou lotada. A diversidade marcou o repertório com 13 canções, entre músicas clássicas eruditas, canções de Natal populares e outras de origens diversas, como a africana Om obani, e o negro spiritual Go tell it on the Mountain. Hallelujah, de Leonard Cohen, que já teve versões gravadas por alguns cantores brasileiros, foi uma das mais apreciadas pelo público. 

Muita gente, como o casal Regis Pacheco e Evelin Oliveira, moradores de Contagem, não conseguiu chegar a tempo para se sentar ou ver de perto o espetáculo, mas garante que valeu a pena assim mesmo. Evelin veio prestigiar o irmão, que faz parte do Coral Jovem do Sesc. 

Evento recebe elogios e sugestões para o próximo ano

Ângela Aparecida da Silva, moradora do bairro Vista Alegre, também teve que assistir ao espetáculo de pé e não se importou nem um pouco. Ela veio à Cantata pela primeira vez, mas garante que, no próximo ano, vai chegar mais cedo. "Está tudo lindo, muito bem organizado, estou adorando", exclamou.

Marília Alves das Dores estava no bairro Gutierrez quando ficou sabendo do espetáculo, pela imprensa; veio correndo, mas chegou já no finalzinho. "Ano que vem vou me informar melhor e chegarei a tempo, se Deus quiser", disse ela. A jovem veio de Santa Bárbara para trabalhar em Belo Horizonte e disse que ainda recorda com saudade das cantatas que assistia em sua cidade natal.

pot-pourri natalino, que também integrou o repertório, foi muito aplaudido e agradou em especial as crianças presentes. Ana Sofia Souza de Oliveira, de dez anos, assiste à Cantata desde bem pequena e diz que gosta muito quando os coralistas cantam músicas que ela conhece. Logo no início da apresentação, ela tirava fotos para publicar em seu Instagram.

E já houve quem desse sugestões para a Cantata de 2019. Marcos Cabral, morador do bairro Prado, frequentador assíduo da Praça Carlos Chagas, elogiou a iniciativa, mas disse que sentiu falta das canções Amazing Grace e Happy Day. "Tem que cantar essas músicas, o público ia adorar mais ainda. Temos que dar essa sugestão!", disse ele.

Além dos coralistas, todos voluntários, a Cantata de Natal teve as participações especiais da Orquestra de Câmara Opus, do cravista Antônio Carlos de Magalhães, do tenor Júlio César de Mendonça e da soprano Emanuelle Cardoso.

Memorial é mais um instrumento para formação política

Outro momento importante da noite desta quarta (5) foi a reinauguração do Memorial do Legislativo Mineiro. O local, planejado para ser um centro de referência e de comunicação da história ligada ao Parlamento, agora funciona no andar térreo do Edifício Tiradentes e ficará aberto à visitação das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.

O público que veio assistir à Cantata de Natal também viu um pequeno vídeo sobre o Memorial. A origem do Parlamento, o sentido da representação, a complexidade das funções legislativas e a importância da participação popular são alguns dos aspectos destacados na montagem do espaço, que promete oferecer ao visitante uma experiência lúdica e singular.

O Memorial do Legislativo faz parte de uma série de ações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para promover a formação política e cidadã da sociedade.

Praça - Antes da abertura da Cantata, foi anunciada, ainda, a parceria firmada entre a Assembleia e a Prefeitura de Belo Horizonte para a manutenção da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia. A ALMG ficará responsável especialmente pela conservação do projeto paisagístico da praça, da sinalização e do Posto da Polícia Militar, que fica no local.