Também foi aprovado pedido de audiência para discutir as condições do transporte fretado licenciado

ALMG quer apurar manutenção de transporte coletivo na RMBH

Superlotação e sucateamento dos veículos estariam entre as queixas de usuários e trabalhadores do transporte coletivo.

04/12/2018 - 16:13

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (4/12/18), requerimento para a realização de audiência a fim de debater a manutenção do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O autor da proposição, deputado Carlos Henrique (PRB), afirma que as empresas do setor têm reduzido o número de veículos que circulam nessas cidades.

O parlamentar, em justificativa, aponta também que, desde 2016, municípios como Contagem, Betim e Nova Lima eliminaram o posto de cobrador dos ônibus que atendem a essas populações. Segundo ele, a informação é do próprio Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).

De acordo com Carlos Henrique, os trabalhadores do transporte coletivo e os usuários, há muito, já se queixam da superlotação, da presença de lixo e do sucateamento dos veículos, e, agora, têm que lidar também com o desgaste de ter o motorista acumulando duas funções.

O deputado ressalta que as condições de precariedade podem contribuir para a ocorrência de acidentes como o que aconteceu, no último dia 29, na Avenida João César Oliveira, no município de Contagem. O motorista foi acometido por mal súbito, perdeu o controle, e o veículo acabou caindo do viaduto, deixando 22 pessoas feridas.

Transporte fretado – De autoria do deputado Ricardo Faria (PCdoB), também foi aprovado, durante a reunião, pedido de audiência pública para discutir as condições do transporte fretado licenciado. Conforme o documento, as empresas, colaboradores, transportadores escolares e universitários têm reclamado do tratamento dispensado a eles pelo DER e pela Polícia Militar, “como se fossem transportadores clandestinos”.