O município de Itabira abriga campus de Fazenda Experimental da Epamig

Comissão discute permanência de fazenda da Epamig em Itabira

Ameaça de fechamento do campus experimental preocupa deputado, que propõe diálogo entre poder público e sociedade.

30/11/2018 - 18:18

A permanência da Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no município de Itabira (Região Central) vai ser discutida em audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na próxima quinta-feira (6/12/18), às 15 horas, no Plenarinho I, a requerimento do deputado Gustavo Santana (PR).

De acordo com a justificativa parlamentar, a audiência é necessária devido ao anúncio de fechamento do campus Fazenda Experimental naquele município, previsto para janeiro de 2019.

“A proposta é o diálogo entre a empresa estatal, os representantes da sociedade civil e do poder público e a comunidade local, no sentido de impedir o fechamento da unidade que pode acarretar perdas significativas nos setores de pesquisa e produção do município de Itabira”, ressalta o documento.

Segundo o deputado Gustavo Santana, o fechamento do campus pode trazer grandes prejuízos para a cidade e região, já que a empresa atua no local há mais de uma década, realizando importantes ações.

Histórico – De acordo com o site da empresa, a Epamig foi constituída como empresa pública pela Lei 6.310, de 1974, com a finalidade de desenvolver pesquisas e experimentações relacionadas direta e indiretamente com a agropecuária e com o objetivo de constituir-se no principal instrumento de execução das atividades de pesquisa agropecuária no Estado de Minas Gerais.

Por meio de convênio celebrado entre Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a Epamig recebeu, em agosto de 1974, a atribuição de executar administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Em 1976, com a consolidação do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (Sepa), envolvendo a Epamig, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), firmou-se a integração das ações de pesquisa em nível estadual.

Campus Experimental se insere em projeto de preservação permanente

O campus Experimental de Itabira foi criado por meio de convênio entre a Epamig e a Prefeitura, em maio de 2008. O local possui uma área de 167 hectares, pertencente ao Governo Federal, e está cedido em regime de comodato ao município. Por conter várias nascentes que abastecem parte da cidade, o campus Experimental está inserido em um projeto de preservação permanente, por meio de recursos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira.

As principais atividades no município são as pesquisas na bovinocultura, silvicultura (sistema integração lavoura-pecuária-floresta; eucalipto integrado com pastagens no sistema silvopastoril; recuperação de terrenos degradados em áreas de reserva e nascentes), grandes culturas (milho e cana-de-açúcar), estoque genético animal (bovinos da raça Gir Leiteiro criado em sistema extensivo) e estoque genético vegetal (viveiro de mudas de cana-de-açúcar). De janeiro a setembro deste ano, a empresa já atendeu 798 pessoas.

Serviço - O campus Experimental da Epamig em Itabira funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, na rua Columbita, s/nº – Distrito Industrial (próxima à Pedreira Itagracel). O contato também pode ser feito pelo telefone (31) 3831-1210 ou por e-mail (ceit@epamig.br). Os serviços são oferecidas a toda a população.

Convidados - O presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, e o prefeito de Itabira, Ronaldo Lage de Magalhães, estão entre os convidados da audiência.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.