Presídio não estaria preparado para receber presos do PCC - Arquivo ALMG

Transferência de presos do PCC para Neves pauta audiência

Presídio na RMBH não estaria preparado para receber criminosos da facção, como pretenderia o Estado.

23/11/2018 - 12:45

A possível transferência de presos vinculados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, será discutida na quinta-fera (29/11/18), às 14h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O debate acontece na Comissão de Segurança Pública, a requerimento do seu presidente, deputado Sargento Rodrigues (PTB), que assina o pedido ressaltando a gravidade da proposta, denunciada à comissão pelo deputado João Leite (PSDB).

"O presídio Inspetor José Martinho Drumond foi criado para receber presos provisórios, suas instalações físicas e de segurança não estão preparadas para presos do nível de periculosidade e de organização do PCC, sendo muito grande o risco de uma fuga em massa. A concepção dessa ideia, esdrúxula, é por si só absurda e irresponsável", critica João Leite.

Situado na Região Metroplitana de Belo Horizonte (RMBH), o município de Ribeirão das Neves já tem se mobilizado contra a transferência de presos oriundos da organização criminosa, inclusive por meio de coleta de assinaturas contrárias à medida, feita por meio do site da prefeitura.

Para a discussão na ALMG, são vários os convidados, entre eles o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, e representantes das Polícias Militar e Civil do Estado e da Polícia Federal.

Foram chamados ainda membros do Ministério Público, além do governador eleito Romeu Zema e de prefeitos de vários municípios da RMBH, além de Ribeirão das Neves.

PCC Não - Organização criminosa com atuação em grande parte dos estados brasileiros e países próximos, o PCC é conhecido por comandar rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico.

Desde o dia 18 de outubro, a Prefeitura de Ribeirão das Neves disponibiliza em seu site o movimento "PCC Não, Assine por Neves", que está recolhendo assinaturas on-line contra a transferência de presos da facção, conforme estaria sendo articulado pelo Executivo Estadual. 

"O Governo do Estado de Minas Gerais mais uma vez demonstra seu desrespeito e descaso com Ribeirão das Neves. Já se encontram bastante adiantados na Secretaria de Estado de Administração Prisional os projetos que objetivam tornar a Penitenciária Martinho Drumond em uma unidade faccional", diz comunicado no site da prefeitura.

"Isto significa: transformar aquela cadeia em presídio exclusivo para presos de facções criminosas, como o PCC", prossegue o texto, segundo o qual esse seria um projeto conduzido de forma sigilosa e visaria "pegar nosso município de surpresa, como já ocorreu em situações anteriores".

Emprego e renda - A prefeitura ainda destaca que o município esperava do Governo de Minas projetos que gerassem mais oportunidades de emprego e renda, com maior atração de empresas, e classifica a possível transferência como "intervenção maléfica" e "uma sinalização de franco desprezo com nossa população".

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.