Parlamentares defenderam a busca da verdade dos fatos

Comissão quer ouvir delegada do inquérito contra Romeu Zema

Deputados argumentam que testemunhas importantes não foram ouvidas na investigação e pedem sua reabertura.

19/10/2018 - 15:38

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta sexta-feira (19/10/18), requerimento para convocar a delegada Paula Lobo Rios a prestar esclarecimentos sobre inquérito envolvendo o candidato ao governo de Minas, Romeu Zema (Novo).

Lotada em Araxá (Alto Paranaíba), a delegada conduziu a investigação contra Zema sobre suposto estupro de vulnerável ocorrido em 2012. Segundo denúncia recebida pela comissão, diversas pessoas relacionadas ao caso não foram ouvidas, e materiais deixaram de ser juntados ao processo.

O requerimento é assinado pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB), presidente da comissão, João Leite (PSDB) e Léo Portela (PR). De acordo com Sargento Rodrigues, não foram ouvidos no inquérito, por exemplo, os avós paternos da criança, além da médica e da psicoterapeuta que a atenderam.

Providências – A comissão aprovou também outros dois requerimentos dos mesmos autores. O primeiro pede à Procuradoria-Geral de Justiça a reabertura do inquérito.

Já o segundo é endereçado à Corregedoria e à Ouvidoria da Polícia Civil e ao Ministério Público e solicita a instauração de procedimento investigativo contra o chefe da Polícia Civil, delegado João Otacílio da Silva Neto.

De acordo com o requerimento, o delegado divulgou nota oficial na qual declara que o inquérito contra Zema “concluiu cabalmente pela falsidade da denúncia, inexistindo a ocorrência do crime”. Para os parlamentares, isso fere mandamentos processuais e a própria Lei Orgânica da Polícia Civil, já que a declaração é sobre procedimento que não foi conduzido por João Otacílio da Silva Neto e nem teve conclusão judicial.

Presentes à reunião, os três autores dos requerimentos defenderam o aprofundamento das investigações e a busca da “verdade real” dos fatos. Léo Portela afirmou que o Brasil é o país com segundo maior número de casos de pedofilia e que não se pode aceitar a impunidade.

João Leite lembrou provérbio bíblico segundo o qual a autoridade tem que defender os desamparados e necessitados. “Se aconteceu algo com a criança, temos que falar por ela”, completou.

Blog - Já o deputado Sargento Rodrigues afirmou que, além da delegada, o promotor do caso também falhou ao não determinar novas diligências. “O juiz que arquivou o caso, Renato Zupo, faz elogios rasgados a Zema em blog na internet”, completou.

O parlamentar também criticou João Otacílio Neto por, segundo ele, buscar uma vantagem pessoal de permanecer no cargo, caso Zema vença as eleições.

Consulte o resultado da reunião.