Levar mais conhecimento para a população sobre o folclore é um dos objetivos do Banzé

Grupo Folclórico Banzé será homenageado pela Assembleia

Apresentações artísticas de samba e de baião são algumas das atividades do grupo, já reconhecido em outros países.

19/10/2018 - 11:57

Criado em 1968, em Montes Claros (Norte de Minas), o Grupo Folclórico Banzé completa 50 anos em 2018. Em virtude disso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá prestar homenagens ao grupo nesta segunda-feira (22/10/18), às 20 horas, em Reunião Especial do Plenário. O evento atende a requerimento do deputado Gil Pereira (PP).

Formado por Maria José Colares Moreira, conhecida como Zezé Colares, o grupo tem como objetivo desde sua criação estimular as pessoas a conhecerem mais o folclore e a história da música.

Apresentações artísticas de samba e baião e as que expressam a religiosidade africana estão no rol de atividades desenvolvidas pelo Banzé.

O grupo da cidade norte-mineira já levou seu trabalho para outros países, por meio de festivais de música na Europa e na América Latina. Apresentações nessas festividades já lhe renderam três premiações. A primeira obra do grupo foi lançada em 1977, o disco “O Grupo Folclórico Banzé”.

Outra atividade que o Banzé desenvolve são pesquisas sobre as manifestações de grupos folclóricos genuínos. Em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Maria Colares criou o Centro Tradições Mineiras, em 1993, extensão da Faculdade de Educação Artística da Unimontes, que atua junto com o grupo.