Sargento Rodrigues falou sobre acusação de pedofilia envolvendo Romeu Zema
Carlos Pimenta defendeu que atual governo pague dívidas com municípios
Doutor Jean Freire reafirmou compromisso com demandas do Norte e Jequitinhonha
Concessões ferroviárias foram tema do pronunciamento de João Leite

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 17/10/18

Planos para novos mandatos, além de acusações de pedofilia e concessão ferroviária são temas tratados.

17/10/2018 - 16:57 - Atualizado em 17/10/2018 - 17:41



Acusação
A nota do candidato ao governo de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), na qual ele nega as acusações de pedofilia contra uma menor de cinco anos em 2012, foi questionada pelo deputado Sargento Rodrigues (PTB). As acusações ganharam publicidade nos jornais da última terça-feira (16) e foram negadas em nota pelo candidato, que afirma ter sido parte em um processo de guarda da criança. “Ele não foi testemunha, ele foi acusado de pedofilia”, rebateu o deputado Sargento Rodrigues, que também criticou o tratamento da imprensa ao caso: para o parlamentar, as notícias inocentam Romeu Zema apenas a partir da sua nota. O deputado Sargento Rodrigues disse ainda que o inquérito policial do caso foi mal feito e não ouviu as principais partes envolvidas. Ele afirmou que a Comissão de Segurança Pública vai provocar os órgãos responsáveis para pedir a reabertura desse inquérito.


Repasses
O deputado Carlos Pimenta (PDT) agradeceu os votos obtidos nas últimas eleições, que o conduziram a mais um mandato na ALMG. Ele disse, ainda, que os quatro anos da atual legislatura foram difíceis e ressaltou a falta de repasse de recursos pelo governo estadual às administrações municipais. O parlamentar salientou a importância de que o atual governador Fernando Pimentel pague todas as dívidas com os municípios antes de deixar o governo. Segundo ele, algumas prefeituras podem precisar demitir alguns funcionários para manter as contas em dia e isso pode gerar muitos problemas, especialmente em cidades pequenas onde a gestão municipal é a principal empregadora. Além disso, ele se comprometeu, para o próximo mandato, com quatro pautas principais: saúde pública, apoio aos produtores rurais, geração de emprego e renda; e proteção ao meio ambiente.



Eleitores
Também em tom de agradecimento pela recondução a mais um mandato, o deputado Doutor Jean Freire (PT) citou algumas cidades de onde vieram muitos dos seus votos, a maioria nas regiões Norte e Jequitinhonha. Ele destacou o município de Josenópolis (Norte), onde ele teve, na eleição anterior, em 2014, apenas um voto. “Por coincidência, descobri quem foi esse eleitor e fui até lá. Agora, me tornei majoritário lá”, disse destacando a importância de cada eleitor. Ele afirmou que vai continuar lutando por essas regiões, que são, segundo ele, as mais carentes do Estado. Por fim, o parlamentar lembrou dos avanços conquistados nos últimos quatro anos, como a pavimentação de muitas rodovias na região, e disse que novos passos serão dados na próxima legislatura. Ele se comprometeu, por exemplo, a lutar pela melhoria da BR-367, que corta o Norte de Minas.

 

Ferrovias
O fim das reuniões em Minas Gerais para tratar da antecipação da renovação das concessões ferróviárias pautou a fala do deputado João Leite (PSDB). Na quinta-feira (18), será realizada em Governador Valadares (Rio Doce) a última audiência da Agência Nacional de Transportes e Telecomunicações (ANTT) para tratar do tema. O parlamentar criticou a proposta do governo federal, que pretende, segundo ele, usar em outros estados os recursos advindos da antecipação das concessões em linhas ferroviárias. Para ele, a verba precisa ficar integralmente nos estados onde estão as linhas cujas concessões serão negociadas, como Minas Gerais. Ele salientou, ainda, que a Vale, uma das concessionárias que pode ter a outorga renovada, teria dito que os recursos podem ser enviados para outros estados e que a empresa se comprometeria a resolver os conflitos urbanos ao longo da linha. “Não queremos migalhas da Vale, isso é obrigação deles”, disse.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.