O policial legislativo é responsável pela segurança da Casa, dos parlamentares, servidores e frequentadores da ALMG - Arquivo ALMG

Atuação da Polícia Legislativa pauta audiência na Assembleia

Série de episódios envolvendo a segurança da Casa motivou a Comissão de Segurança Pública a agendar o debate.

28/09/2018 - 11:12

A atuação da Polícia Legislativa do Parlamento mineiro será debatida em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima segunda-feira (1°/10/18), às 13h30, no Plenarinho I. A reunião vai focar, em especial, o efetivo treinamento e o suporte logístico e estratégico dispensado a esse grupo de servidores.

A iniciativa é do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), e do deputado João Leite (PSDB). De acordo com o requerimento aprovado para a realização da audiência, a reunião se justifica em razão de uma série de eventos recentemente ocorridos envolvendo a segurança da Casa.

Entre os episódios, os parlamentares apontam “o tumulto provocado por um homem que portava um canivete”, no Salão de Café, no dia 23 de maio deste ano. “Apesar de devidamente contido pela Polícia Legislativa, o fato demonstrou a necessidade de haver maior controle da entrada de pessoas no prédio da ALMG”, atesta o requerimento.

Ainda segundo a justificativa parlamentar, em outra recente ocasião, professores que acompanhavam a tramitação da PEC 49/18 teriam agredido uma policial legislativa que fazia a escolta dos dois deputados, quando ambos saíam do Plenarinho onde ocorreria reunião da Comissão de Constituição e Justiça.

“Desde 2016, quando um grupo de moradores da ocupação William Rosa, no bairro Jardim Laguna, em Contagem, ingressou no escritório da Presidência da ALMG, a Polícia Legislativa tem se debruçado sobre o assunto, que ensejou, inclusive, a elaboração de estudos e propostas para o controle de ingresso e circulação de pessoas nas dependências da Casa”, acrescenta o requerimento.

Na opinião dos parlamentares que assinam o documento, “o tema é de suma importância e o seu debate visa evitar que tragédias como a ocorrida na Câmara dos Vereadores de Contagem, no dia 16/05/2018, venham a ocorrer também nesta Assembleia Legislativa”.

Os deputados se referem ao assassinato da assessora de um vereador de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), morta a tiros, dentro do gabinete parlamentar, por um policial civil, que, em seguida, atirou na própria cabeça, sendo socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Convidados – Alguns nomes já confirmaram presença na audiência, entre eles o diretor de Secretaria da Polícia Legislativa do Senado Federal, Pedro Ricardo Araújo Carvalho; o presidente da Associação de Polícia do Congresso Nacional (APCN), Wallace França de Melo; e o diretor da Polícia Legislativa da ALMG, Dawson Rossi Matos.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.