Deputados entregaram uma placa alusiva à homenagem a representantes da Emater

Apoio da Emater para reduzir pobreza no campo é exaltado

Em homenagem aos 70 anos da empresa, o trabalho voltado para a agricultura familiar foi lembrado por autoridades.

19/09/2018 - 19:35

Os 70 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) foram comemorados nesta quarta-feira (20/9/18), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Paralela à cerimônia, foi realizada, no Hall das Bandeiras, a Feira de Agricultura Familiar.

O deputado Rogério Correia (PT), que solicitou a homenagem, exaltou o trabalho da Emater, maior empresa de extensão do País, no impulsionamento da produção agrícola mineira, com especial atenção à agroecologia e à agricultura familiar.

No Estado, 400 mil agricultores são atendidos pela empresa em 782 municípios. De acordo com vídeo da empresa apresentado na solenidade, neste ano foram realizados 1,1 milhão de atendimentos e destinados R$ 900 milhões para crédito aos produtores.

Rogério Correia lembrou a importância da empresa no desenvolvimento ou apoio de programas até mesmo fora do setor de extensão, como o Luz para Todos, o Brasil Sem Miséria e o Territórios da Cidadania. “Sem a Emater não seria possível avançarmos tanto”, afirmou, referindo-se ao período em que foi secretário do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário, no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos programas é o Certifica Minas, que já atendeu 1,3 mil empresas na melhoria de processos produtivos e gestão.

O presidente da Emater, Glenio Martins de Lima Mariano, leu uma mensagem do governador Fernando Pimentel, que também elogiou o trabalho da empresa e de seus servidores ao longo das sete décadas. “É uma empresa querida e reconhecida por todos por ela atendida”, ressaltou Pimentel.

O governador também citou as diferentes áreas de atuação da empresa, com destaque para a disseminação de boas práticas agrícolas, o apoio à comercialização e o combate à pobreza rural.

Glenio Mariano lamentou o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário, afirmando que se preocupa com a falta de estratégias nacionais para o desenvolvimento do setor agrícola. Ele também discorreu sobre investimentos na empresa nos últimos quatro anos, destacando o concurso público que será realizado no próximo domingo (23), com a participação de 60 mil candidatos.

Por fim, Glenio citou as feiras de agricultura, que geram cerca de R$ 30 milhões, envolvendo cerca de 9 mil agricultores.

Em mensagem lida pelo deputado Cristiano Silveira (PT), o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (MDB), reforçou a importância da Emater, ao lembrar que 70% dos alimentos consumidos no Brasil são originários da agricultura familiar.

A homenagem contou com a presença, entre outras autoridades, dos secretários de Estado de Agricultura e de Desenvolvimento Agrário, respectivamente, Amarildo José Kalil e Alexandre Chumbinho. A cerimônia teve ainda a participação do Coral Vozes, de servidores da Emater, e do Quarteto de Cordas, da Polícia Militar.