Notícias Rss

Exposição exibe a história do Parlamento Jovem de Minas
Exposição exibe a história do Parlamento Jovem de Minas - Foto: Sarah Torres
19/09/2018 19h02

PJ na minha vida resgata 15 anos de formação política

Coordenadores do Parlamento Jovem de Minas coletaram objetos para exposição que conta trajetória de projeto da ALMG.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Uma parte importante da etapa final do Parlamento Jovem de Minas 2018 é a exposição “PJ na minha vida”, fruto dos 15 anos do evento. Composta por objetos coletados pelos coordenadores dos polos regionais, a mostra traz muito aprendizado e memória em forma de fotos, reportagens, desenhos, poesias, recortes de jornais, materiais de campanhas anteriores, placas e objetos usados nas votações das etapas regionais e estaduais, além de camisetas e cartões com recados escritos a mão por estudantes.

A história do projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também está sendo contada em murais com textos de Kenia Freire, Clair Câmpara e Simone Avelar.

A coordenadora da cidade de Poços de Caldas (Polo Sudoeste), Taís Aprecida Ferreira, disse que a sensação que se tem visitando a exposição é “mágica”. “Ficamos com uma sensação muito boa de nostalgia. Já participamos há dez anos do PJ Minas e nossa história dentro do projeto é muito positiva. Há 15 anos essa iniciativa transforma os jovens de todo o Estado. Para nós é muito emocionante”, conta.

Taís Ferreira também se disse honrada por participar da iniciativa. “Só esse ano tivemos 13 escolas participando, nunca tivemos um interesse tão grande e um tema que nos mobilizasse tanto. Foi ótimo”, emendou.

Já a coordenadora de João Pinheiro (Polo Noroeste), Dulcinéia Ribeiro da Silva, destacou o quanto o PJ Minas transformou os alunos e a realidade da cidade em apenas três anos. “Essa exposição é muito importante para nós. O tema desse ano (Violência contra a mulher) foi defendido ano passado pelo nosso município e este ano estamos novamente com um tema candidato (Bullying, ciberbullying e liberdade de expressão). Muitos dos meus alunos nem conversavam e agora são mais participativos, desenvolveram a comunicação. Os debates mudaram a realidade da nossa escola. E somos muito batalhadores, mesmo sem recursos lutamos pela continuidade do projeto. Corremos atrás de patrocínio”, explicou.

A estudante Lívia Marília Souza Carvalho, da cidade de Madre de Deus de Minas (Polo Vertentes), fez um tour pela exposição e a considerou muito bonita e diversificada. “Esse ano tivemos discussões sobre um tema que era visto na nossa pequena cidade com bastante preconceito. Era uma realidade que parecia ser distante, mas os casos isolados, dos quais ninguém ficava sabendo, começaram a aparecer. Isso nos fez refletir muito e transformou um tabu num debate muito válido”, contou.

A exposição também foi importante para trazer um histórico do projeto para Vínicius Queiroz dos Santos, de Ibiracatu (Polo Norte), que participa do PJ Minas há apenas dois anos. “Esse projeto abriu muitas portas para mim, me trouxe muitas oportunidades. Conheci a câmara, aprendi a perceber como deve ser feita a política, o jeito certo de fazê-la. Estou muito feliz de estar aqui”, completou.

Exposição - A mostra “PJ na minha vida” recebeu o mesmo título de uma campanha lançada no Facebook com o objetivo de estimular os jovens a contarem suas experiências pessoas com o projeto. Os relatos estão na página do PJ Minas na rede social.

A exposição ficará aberta ao público no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (andar térreo do Palácio da Inconfidência) até a próxima sexta-feira (21).


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

20/04/2019

Morre o ex-deputado João Pedro Gustin

Velório será realizado no Salão Nobre da ALMG neste sábado (20), das 9h às 17h.

17/04/2019

Promotor quer judicializar negociações relativas a Macacos

André Sperling afirmou que medida poderá efetivar reparação ao distrito afetado por instabilidade de barragem.

17/04/2019

Ainda não há recursos para restauração do Benjamim Guimarães

Representante do Iepha, em audiência desta quarta (17), afirma que é preciso adequar projeto de reparação do vapor.

17/04/2019

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 17/4/19

Escola em tempo integral, mineração na Serra da Piedade e críticas ao STF marcam discursos na tribuna do Plenário.

20/04/2019 Edição da Semana
Seu browser não suporta flash player
00:07:07 | Download (6627kb)

19/04/2019 Assembleia em Ação - Resumo da Semana de 15/4 a 19/4/2019
Seu browser não suporta flash player
00:03:10 | Download (2980kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter