Locomotiva que circulava em Rio Acima movimentava o turismo na cidade.

Iniciativa de trem turístico em Rio Acima pauta visita

Também foi aprovada, nesta quarta (12), a realização de audiência pública em Itabira para debater modal ferroviário.

12/09/2018 - 16:33

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (12/9/18), requerimento para a realização de visita ao município de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para conhecer o Projeto Maria Fumaça.

Durante quatro anos, a locomotiva, conhecida como Elizabeth, percorreu o trajeto de sete quilômetros, levando os passageiros da estação ferroviária, no centro da cidade, até o bairro Labareda.

O Centro de Referência Ambiental e Turística, responsável pela operação, publicou comunicado em sua página na Internet, anunciando o encerramento do tour devido a decreto da Prefeitura Municipal, impedindo a circulação do trem.

A duração do passeio era de aproximadamente 40 minutos. Da maria-fumaça, era possível observar cachoeiras da região. A máquina foi fabricada em 1924, pela empresa alemã Orenstein & Koppel. O modelo era o único em funcionamento no Brasil e um dos mais antigos.

Itabira – Foi aprovado ainda pedido para realizar audiência pública da comissão no município de Itabira (Central), a fim de debater o modal ferroviário e a antecipação da renovação das concessões ferroviárias.

Ambos os requerimentos foram apresentados pelo presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), pela vice-presidenta, deputada Marília Campos (PT), e pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB) e André Quintão (PT).

Consulte o resultado da reunião.