Em 2017, cerca de 500 pessoas participaram do Festival de Meditação

Festival de meditação chega à sua 6ª edição

Iniciativa busca contribuir para a Cultura da Paz; haverá diversas técnicas durante toda a programação.

10/09/2018 - 17:48

Com o objetivo de contribuir para a promoção da Cultura da Paz, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove o VI Festival de Meditação Todos pela Paz, no dia 20 de outubro, das 7h15 às 19h15, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

O movimento da Cultura da Paz traz a compreensão de que a construção da paz começa com uma atitude pessoal, que pode se refletir depois em diversos campos da vida e da sociedade. Em 2017, cerca de 500 pessoas participaram da iniciativa.

Linhas – Neste ano, serão oferecidas as seguintes linhas: meditação ativa, cristã e do gongo, meditação zen budista e prática de atenção plena, Tension Releasing Exercises (TRE), respiração circular e mantra-yoga.

O encerramento das atividades se dará com uma homenagem ao mestre espiritual Gurdjieff, nascido no Cáucaso, localizado entre a Europa e a Ásia. Ele estabeleceu formas de conduzir o homem para o despertar de uma série de automatismos e condicionamentos, por meio de trabalhos em grupo e individuais, usando um amplo espectro de exercícios e técnicas: meditação, leitura, reflexão, exercícios práticos de auto-observação, música, danças sagradas e Movimentos.

Um grupo, formado pelo flautista Artur Andrés, que integrou o Uakti, conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, Alexandre Andrés e Mauro Rodrigues (flautas) e Regina Amaral (piano), executará músicas compostas especialmente para a demonstração desses Movimentos e, em seguida, apresentará outras do repertório de Gurdjieff.

Vagas – Não há necessidade de inscrição prévia. As vagas para cada prática serão preenchidas por ordem de chegada, até a lotação de cem pessoas por atividade. Cada participante deverá levar seu próprio tapete.

Confira a programação:

7h15 às 8h25 – Meditação ativa – Condução: Juliana Garcia

Maneira rápida, intensa e profunda de quebrar velhos padrões, enraizados no corpo e na mente, que mantêm a pessoa presa ao passado. A prática permite que a pessoa que medita experimente expansão e liberdade, testemunhe o silêncio e a paz e vivencie uma sensação de unidade com o universo.

8h35 às 9h50 – Tension Releasing Exercises (TRE) – Condução: Cláudia Mihô

Por meio de exercícios conscientes, a prática estimula os mecanismos de autorregulação do sistema nervoso autônomo, trazendo relaxamento profundo, melhoria do sono e da ansiedade, bem como de outros sintomas do estresse causado pela vida moderna.

10 horas às 11h40 – Meditação do gongo – Condução: Sat Sunder Singh

O gongo é um som primal e um instrumento antigo e sagrado de cura, renovação e transformação, que, ao ser tocado de forma correta, cria uma ressonância no corpo físico e psíquico. Ele impacta o corpo e seus meridianos, liberando os bloqueios, reduzindo a tensão e estimulando a circulação. O resultado disso é uma reorganização do sistema nervoso, da energia emocional e dos sentimentos que estão atados dentro da estrutura do corpo.

11h50 às 12h50 – Mantra-yoga com Sri Krishna Murti Dias e membros da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON)

Parte essencial do bhakti-yoga (o yoga da devoção), o kirtana, ou mantra-yoga, consiste no canto e na entoação de mantras, numa antiquíssima e eficaz prática meditativa, que ajuda a libertar a mente das atribulações, conectando-a diretamente a uma vibração sonora transcendente. O mantra-yoga se configura como uma meditação dinâmica e atrativa, possível para todas as pessoas.

12h50 às 14h15 – Intervalo

14h15 às 15h05 – Meditação cristã – Condução: Marisa Gontijo

Aprendemos a ser silenciosos ao desenvolvermos atenção. Esse silêncio pacifica o torvelinho interior, cura a ira, a ansiedade e a amargura destrutivas. Com ele, abrimo-nos ao conhecimento mútuo, à reciprocidade e ao amor verdadeiro. Na tradição cristã, a meditação é o cultivo desse silêncio.

15h15 às 16h50 – Respiração circular – Condução: Moksha Sirlene

Técnica utilizada na terapia do renascimento que libera o fluxo de energia, possibilitando a diminuição da ansiedade, o aumento da circulação sanguínea, a liberação dos hormônios do bem-estar, a diminuição do fluxo de pensamentos, a clareza mental e outros benefícios. A respiração circular é, comprovadamente, a forma de respirar do recém-nascido.

17 às 18 horas – Meditação zen budista e prática de atenção plena – Condução: Monge Gustavo Mokusen

Técnicas de meditação e de atenção plena extremamente úteis para lidar com questões como ansiedade, depressão e estresse. Exercícios de respiração consciente, exploração dos sentidos e investigação do pensamento serão propostos. A vivência será focada na integração com o momento presente, para o desenvolvimento de relações mais lúcidas entre o sujeito e a sua realidade.

18h15 às 19h15 – Movimentos e recital – Condução: Instituto Gurdjieff de Belo Horizonte

Os Movimentos e danças sagradas, direcionados ao desenvolvimento da consciência, são parte essencial do ensinamento do mestre espiritual Gurdjieff. Pela primeira vez o Instituto Gurdjieff de Belo Horizonte realiza uma demonstração pública dessas atividades. O ritmo preciso e complexo exige atenção. O esforço consciente proporciona a união da mente com o corpo. Por fim, a atitude tranquila e relaxada de quem executa os Movimentos, apoiada na música especialmente escrita para cada um deles, permite um sentimento mais profundo de si mesmo.