Possível despejo de policiais e bombeiros é tema de reunião

Comissão de Segurança Pública quer evitar que famílias de agentes de segurança deixem o imóvel, que pertence ao Estado.

06/09/2018 - 12:16

Nesta terça-feira (11/9/18), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater a situação dos bombeiros militares e policiais ameaçados de despejo dos imóveis que ocupam por meio do programa Lares Geraes.

A reunião é organizada pela Comissão de Segurança Pública, a requerimento de seu presidente, deputado Sargento Rodrigues (PTB). Ela acontecerá no Plenarinho IV da ALMG, a partir de 10 horas.

Por meio do Lares Geraes, o Estado disponibiliza moradia funcional temporária para os policias militares ou civis, bombeiros militares e, ainda, agentes penitenciários que enfrentam ameaça em função do exercício de sua profissão.

Em 2004, foram adquiridos 138 apartamentos pelo Governo do Estado, que foram destinados ao programa. A regra seria que os agentes de segurança poderiam ficar ali por dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Por mais de uma vez, o Estado decidiu não prorrogar o prazo de permanência das famílias beneficiadas, que se queixam de não ter para onde ir. A maior parte desses imóveis está no Condomínio Residencial das Américas, no bairro Betânia, na Zona Oeste da Capital.

De acordo com o deputado Sargento Rodrigues, são mais de cem famílias que se encontram em uma situação de insegurança. “Queremos trazer à Assembleia representantes do governo, da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e os chefes das polícias para saber como podemos resolver isso, pois é um grave problema social”, afirmou o parlamentar.

Foram convidados a participar da audiência representantes da Cohab, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Advocacia-Geral do Estado e do Ministério Público. Moradores do Residencial das Américas já confirmaram suas presenças.

Consulte a lista completa de convidados.