Requerimentos foram aprovados nesta quarta-feira (8)

Segurança em municípios da Estrada Real será discutida

Homenagem à Comissão Pastoral da Terra e debate sobre a proteção veicular também tiveram requerimentos aprovados.

08/08/2018 - 13:34

A segurança pública em municípios mineiros da Estrada Real e localidades circunvizinhas à rota turística deverá ser discutida em audiência pública, conforme requerimento aprovado nesta quarta-feira (8/8/17), em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Conforme o pedido, de autoria do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), o debate deverá abordar a situação da segurança na rota com destaque para cidades como Carmésia (Rio Doce) e outras localizadas na Região Central de Minas, como Santo Antônio do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Maria de Itabira, além da Serra do Cipó e localidades próximas.

O deputado Rogério Correia (PT) também teve aprovado requerimento para debater e homenagear o trabalho desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos seus 40 anos de existência, em prol da promoção da cidadania e dos direitos da população campesina e dos povos tradicionais do campo brasileiro.

O parlamentar destaca, na solicitação, que a CPT foi fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação enfrentada por trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia.

Ao longo de sua história, atuou, por exemplo, no combate ao trabalho escravo e em conflitos no campo, estando organizada hoje em todo o Brasil em 21 regionais, uma secretaria nacional e 96 equipes que mobilizam mais de 700 agentes, a grande maioria deles voluntários.

Foi aprovada, ainda, a realização de audiência pública para debater a liberdade de associação e a proteção veicular em Minas Gerais, a pedido do deputado Cabo Júlio (MDB). A proteção veicular é uma modalidade alternativa aos seguros tradicionais de veículos, basicamente um fundo administrado por uma associação legalizada e registrada, em que os associados dividem os custos entre si.

Consulte o resultado da reunião.