Consumidor poderia comprar água no supermercado ou usar bebedouro, para fugir de preços exorbitantes - Arquivo ALMG

Procon ALMG orienta consumidores sobre preços abusivos

Para não pagar muito mais por determinado produto, a dica é comparar os preços praticados pelo mercado.

19/07/2018 - 16:17

A lanchonete de um cinema dentro de um shopping de Belo Horizonte cobra R$ 7 por uma garrafinha de água mineral. No mesmo centro de compras, um supermercado vende esse produto por menos de R$ 2. Como o mercado é livre, cada estabelecimento tem o direito de cobrar o quanto quiser. 

No entanto, elevar preços de produtos sem justa causa é uma prática abusiva condenada pelo Código de Defesa do Consumidor. E qual seria a justificativa do comerciante para o valor elevado da água mineral?

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) enxerga a situação descrita como um caso típico no qual o consumidor pode exercer o seu poder regulador e trazer os comerciantes de volta à realidade. “Muitas vezes o cliente fica acomodado e acaba se sujeitando às condições impostas pelos vendedores, mas isso pode ser mudado com atitudes simples, porém decididas”, destaca o coordenador do Procon, Marcelo Barbosa.

"O consumidor que tem o devido cuidado com seu orçamento pode e deve evitar se submeter a disparates como esse. No caso acima, ele poderia comprar água no supermercado ou simplesmente ir ao bebedouro do shopping", completa. 

Se o estoque de água encalhar, a lanchonete não terá outra opção senão baixar o preço. Isso vale para praticamente todos os produtos e serviços disponíveis. A dica é pesquisar, comparar, ficar antenado sobre os preços praticados pelo mercado.

Quem tem um celular com acesso à internet pode facilmente fazer uma rápida pesquisa para ter noção do preço médio do produto ou serviço que pretende adquirir. “O consumidor consciente é um forte aliado do controle da inflação”, pontua Marcelo Barbosa.

O Procon Assembleia oferece em seu site uma série de dicas bastante úteis sobre administração do orçamento doméstico, formas de evitar o endividamento, orientações para evitar cair em golpes, direitos básicos dos consumidores etc.