O programa é uma amostra de opiniões em conflito na sociedade - Arquivo ALMG

Programa da TV Assembleia concorre a prêmio internacional

Diálogos Possíveis é finalista na categoria de Melhor Produção de Relevância Social em premiação latino-americana.

11/07/2018 - 16:52

O programa Diálogos Possíveis - Direitos Humanos e Criminalidade, da TV Assembleia, está concorrendo ao Prêmio Television America Latina (TAL), na categoria Melhor Produção de Relevância Social. O canal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai disputar o primeiro lugar com produções de outros quatro países: Argentina, Colômbia, El Salvador e Uruguai.

A TAL é uma rede que reúne televisões públicas e educativas da América Latina. É a segunda vez que a TV Assembleia concorre ao prêmio e a primeira em que um programa seu é selecionado para a final. A premiação será no dia 26/7/18, em Montevidéu.

Os outros concorrentes na categoria são: De donde vengo yo, da Telepacífico (Colômbia); Historias debidas, da Encuentro (Argentina); Memoria viva, da TVEs (El Salvador); e Párpado, da TV Ciudad (Uruguai).

A terceira edição dos Diálogos Possíveis, exibida pela primeira vez em dezembro do ano passado, traz oito entrevistas e propõe uma reflexão sobre como conciliar a defesa dos direitos humanos e o combate à criminalidade. Haverá uma reprise do programa nesta quarta-feira (11/7/18), às 21h25.

Participam do programa o sociólogo e ex-secretário de Estado de Defesa Social, Luiz Flávio Sapori; o diretor do Instituto Defesa e colecionador de armas Alexandre Lima; o agente penitenciário Diemerson Souza; a presidente da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade de Minas Gerais, Maria Tereza dos Santos; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Valéria Rodrigues; o promotor de justiça Francisco de Assis Santiago; o professor de Direito Constitucional da UFMG, José Luiz Quadros; e o desembargador da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, Eduardo Machado.

De acordo com o produtor Marco Antônio Soalheiro, ao formatar essa edição, a produção buscou depoimentos fortes, embasados em vivências pessoais e profissionais profundas.

"Desse modo, quem assiste ao programa pode refletir sobre desarmamento, maioridade penal, modelo de encarceramento, direito penal e Justiça criminal, formulando ou revendo suas próprias teses", afirma.

O programa - O Diálogos Possíveis é uma amostra de opiniões em conflito na sociedade e uma oportunidade para que elas articulem suas razões, de maneira a ajudar o espectador a formar opinião, identificar contradições e pontos de intercessão. Trata-se de uma aposta no exercício da livre expressão como qualificador dos debates e canal para um diálogo possível em tempos de polaridades.

Todos os vídeos do Diálogos Possíveis já exibidos estão disponíveis no YouTube e no Portal da Assembleia.