Questão de gênero na linguagem e literatura motiva audiência
Reunião da Comissão das Mulheres será na Academia Mineira de Letras e terá escritora moçambicana como convidada.
10/07/2018 - 12:53A Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (11/7/18) audiência pública na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Centro, Belo Horizonte), às 16 horas. A finalidade da reunião, requisitada pela presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT), é debater questão do gênero na linguagem e na literatura.
A motivação da audiência pública, de acordo com a parlamentar, é o questionamento a ela feito por solicitar ser chamada de vice-presidenta da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras. "Há uma defesa do uso político de determinados modos de construção da linguagem e é preciso reivindicar a linguagem para registrar essas existências fluidas”, explica.
Conforme informações de seu gabinete, a intenção é discutir a importância de uma literatura mais flexível e que contemple diferentes modos de vida. Uma das convidadas é a ativista política e escritora Paulina Chiziane, conselheira da Presidência da República de Moçambique.
Também é aguardada a participação do poeta, músico, cantor e ator Sérgio Pererê. Outros ativistas foram convidados para a reunião, como a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) e ativista do Movimento Negro Unificado, Ângela Gomes; e a professora de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Constância Duarte.