Audiência discute denúncia de aparelhamento da Polícia Civil

Para deputado, áudio exibido pela imprensa revela trama que pode ter derrubado a chefe da corporação.

06/07/2018 - 08:55

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta terça-feira (10/7/18) para discutir suposto envolvimento de integrantes da Polícia Civil e agentes políticos com vistas a aparelhamento da corporação. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho IV.

O caso veio a público em junho, em áudio exibido pela "Rede Record" e pelo "Portal R7". Na conversa, o atual chefe da Polícia Civil, João Octacílio Silva Neto, fala com ex-assessor do deputado Durval Ângelo (PT), solicitando uma reunião com o parlamentar.

João Octacílio parece sugerir substituições na Polícia Civil e cita o deputado federal e então secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT-MG), e a então chefe da corporação, Andrea Vacchiano. Ela seria substituída pelo próprio João Octacílio semanas depois.

O caso foi apurado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde Andrea Vacchiano contou que foi cobrada, em reunião com Odair Cunha e com o vereador Wellington Magalhães (PSDC), por não atender os pedidos do parlamentar. Wellington Magalhães é investigado e chegou a ser preso por supostamente fraudar licitações na Câmara.

A audiência na ALMG foi solicitada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PTB), para quem o áudio revela algo “estarrecedor”. “Ele (João Octacílio) tramou para a delegada Andrea Vacchiano cair”, sustenta.

Convidados – Além do deputado Odair Cunha, de João Octacílio e Andrea Vacchiano, foram convidados para a audiência o corregedor-geral de Polícia Civil, Alexandre França Campbell Penna, além de outros representantes da corporação. Também são aguardados o secretário de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, e representantes do Ministério Público.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.