Sargento Rodrigues acusou comando da PM de maquiar dados
Carlos Pimenta parabenizou as cidades de Montes Claros e Três Pontas
A renovação de concessão de ferrovias foi tema abordado por João Leite
Críticas a projeto que libera agrotóxicos mobilizou Doutor Jean Freire

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 4/7/18

Críticas ao comando da PM e ao Governo do Estado, aniversário de municípios, ferrovias e agrotóxicos pautaram discursos.

04/07/2018 - 17:32

Manipulação
O deputado Sargento Rodrigues (PTB) comentou nota oficial do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais respondendo a denúncias de suposta manipulação nos registros de ocorrências policiais, com o intuito de maquiar os dados sobre criminalidade no Estado. O deputado reafirmou as críticas, acrescentando que as denúncias continuam a chegar a seu gabinete. “Roubos são transformados em furtos, assaltos à mão armada em crimes contra o patrimônio, tentativas de homicídio em lesão corporal”, afirmou. Ele leu, inclusive, um e-mail de um sargento do 49º Batalhão da PM reforçando as informações. Para o parlamentar, as denúncias formuladas já cumpriram em parte o objetivo, uma vez que na nota oficial o comandante da corporação afirma que maquiagens de dados são proibidas. Por isso, o deputado recomendou que os policiais façam uma cópia da nota para exibi-la sempre que forem "coagidos por algum superior a mascarar os boletins".

 

Homenagens
Os 161 anos de emancipação política de Montes Claros (Norte do Estado) foram lembrados pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), que parabenizou o município de 450 mil habitantes, afirmando que a cidade é "acolhedora, próspera e industrializada". Destacou ainda a homenagem realizada na Câmara Municipal pelo centenário do nascimento do prefeito Toninho Ribeiro, segundo ele um dos maiores benfeitores do município, e parabenizou o atual prefeito, Humberto Souto. Carlos Pimenta também homenageou o município de Três Pontas (Sul de Minas), cidade que classificou como promissora e economicamente importante. Lamentou, porém, “o abalo político que a cidade sofreu há alguns meses, com a renúncia do prefeito”. Finalmente, leu carta de um servidor aposentado criticando o Governo do Estado por atrasar e parcelar o pagamento do funcionalismo e criticou o governador Fernando Pimentel, que, segundo manchetes dos jornais, teria culpado os aposentados pelo rombo das finanças do Estado.

 

Ferrovias
A visita à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na terça (3), em Brasília, por deputados da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, foi comentada por João Leite (PSDB). O deputado ressaltou o empenho da comissão no sentido de acompanhar o processo de renovação antecipada das concessões ferroviárias, exigindo mais investimentos na malha do Estado e criticando o fato de o processo não contemplar recursos para Minas, privilegiando Mato Grosso e São Paulo. Segundo João Leite, a comissão obteve da ANTT o compromisso de realizar cinco audiências públicas para discutir o assunto, começando por Ipatinga (Rio Doce), seguindo-se Divinópolis (Centro-Oeste), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte) e Belo Horizonte. O parlamentar também reforçou as críticas ao governador Pimentel por ter culpado os aposentados pelo rombo financeiro, conforme divulgado pelos jornais, sendo apoiado, em aparte, por Bonifácio Mourão (PSDB).

 

Agrotóxicos
O deputado Doutor Jean Freire (PT) convidou para audiência pública da Comissão de Participação Popular, no próximo dia 16, para discutir projeto da Câmara dos Deputados que libera o uso de agrotóxicos. “É um projeto para disfarçar que veneno não é veneno. Tiraram o T de transgênico e querem iludir a população tirando a caveirinha dos agrotóxicos”, criticou. O parlamentar foi aparteado por Noraldino Júnior (PSC), que o apoiou. Jean Freire também comentou a importância das ferrovias para o Estado e pediu ao deputado João Leite que incluísse os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a cidade de Aimorés (Rio Doce) na lista de audiências. Em aparte, João Leite explicou que as cinco reuniões foram agendadas com a ANTT, o que não impede que a comissão marque outras. Finalmente, Jean Freire parabenizou o Governo do Estado pela concessão de títulos fundiários a famílias de Minas Novas e Setubinha (Jequitinhonha/Mucuri), totalizando a entrega de três mil títulos na atual gestão.


Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.