As 10 fotos mais curtidas serão mostradas em exposição na etapa estadual do PJ Minas - Arquivo ALMG

Campanha do PJ Minas #ComoVejoMinhaCidade entra em nova fase

Após prazo para envio de fotos, municípios vão se mobilizar por curtidas no Facebook a partir da semana que vem.

26/06/2018 - 12:15 - Atualizado em 03/07/2018 - 19:15

Inserida a partir deste ano no calendário oficial do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), após três edições de sucesso, a campanha #ComoVejoMinhaCidade tem prazo até esta terça-feira (26/6/17) para o envio das fotos participantes, retratando o tema violência contra a mulher.

Aberta a uma imagem por município, acompanhada de texto, a campanha entrará nos próximos dias na fase de postagem e curtidas. As fotos enviadas à fanpage estadual do projeto começam a ser publicadas no Facebook na semana que vem, dando a largada à busca por apoios a partir de segunda (2/7).

As 10 fotos mais curtidas até às 18 horas do dia 3 de agosto estarão num álbum especial no Facebook e no Instagram da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que realiza o PJ Minas em parceria com câmaras municipais.

Projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o PJ Minas está em sua 15ª edição e, desde 2015, tem na campanha #ComoVejoMinhaCidade uma das formas de mobilizar os estudantes para o tema em foco durante a etapa municipal.

As 10 fotos mais curtidas ainda serão mostradas numa exposição durante a etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas, em Belo Horizonte, na ALMG.  E seus autores vão receber, em casa, o livro "Diálogo com o Tempo - 170 anos do Legislativo Mineiro", escrita pela historiadora Maria Auxiliadora de Faria e pelo cientista político Otávio Dulci.

Estratégias diversas marcam engajamento

Uma vez postadas as fotos na fanpage estadual do PJ Minas, o segredo para ficar entre os 10 primeiros estará na busca por curtidas e compartilhamentos do post junto a amigos, parentes e conhecidos.

"Passado o momento que tivemos para externar nossas ideias na foto, agora é hora da nossa mobilização para impactar o outro", define a coordenadora do PJ Minas em Pouso Alegre (Sul de Minas), Mônica Fonseca Franco.

Na edição anterior do projeto, os estudantes do município produziram várias fotos, que foram postadas na fanpage municipal do PJ, na qual a mais curtida foi então enviada à página estadual.

Mas para esta edição, Mônica revela que a dinâmica foi outra. "Decidimos fazer apenas uma foto coletiva, que teve o envolvimento de todos os estudantes juntos e que assim ganha mais força para ser curtida", diz ela, na torcida.

A ideia foi que todos os estudantes se reunissem para serem fotografados na praça central, em frente à Catedral de Pouso Alegre, mostrando numa mesma imagem duas perspectivas contrastantes do tema. De um lado, estudantes maquiadas, se passando por vítimas de agressões; e de outro, mulheres empoderadas entre cartazes condenando a violência contra a mulher, explica a coordenadora.

"Esse projeto é muito importante porque mostra a realidade do Parlamento e também como o jovem pode ser o protagonista de suas próprias ideias e ações nesse processo democrático", avalia Mônica, que também já foi estudante e monitora do projeto.

Ela destaca, ainda, a atualidade do tema em discussão ao mencionar os videos divulgados recentemente em que torcedores da Copa aparecem assediando mulheres russas. "Uma falta de respeito total, que tem que ser discutida", defende.  

Se Pouso Alegre optou por produzir uma só foto coletiva para a campanha, Senhora dos Remédios (Região Central) recorreu à sua fanpage local para o veredito final. Os alunos das escolas estaduais Padre Egydio Reis e Urquizia Diniz Chagas fizeram fotos e um desenho e o trabalho mais curtido é o que vai representar a cidade em busca por curtidas até 3 de agosto.

Estreia - Outro exemplo vem de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas), que, embora esteja presente no PJ Minas há quatro edições consecutivas, está estreando somente este ano na campanha #ComoVejoMinhaCidade. Após estudarem o tema, violência contra a mulher, todos juntos, estudantes e coordenadores, saíram para um passeio pela cidade.

No trajeto, as ideias foram ganhando forma, com imagens produzidas junto à linha férrea e à praça próxima aos trilhos. Na sequência, houve votação dos próprios alunos pelo WhatsApp, para a escolha da melhor.

"Fiquei muito animada com essa campanha e com o tema, porque mesmo a gente tendo conhecimento de situações de assédio e de agressão, no dia a dia ninguém vai muito a fundo nesse assunto como estamos fazendo agora", analisa a estudante de Divinópolis Beatriz Teixeira.

Dicas em videos apoiaram criação

Antes da saírem a campo para produzir o material para a campanha, os estudantes passaram por reflexões e estudos sobre o tema geral do projeto e debates sobre os três subtemas: violência doméstica e familiar; violência nos espaços institucionais de poder; e violência e assédio sexual.

Eles puderam mostrar em imagens um problema ligado ao tema ou um ponto positivo em seu município. E para dar um apoio à criatividade, a fanpage estadual iniciou, ainda em maio, a postagem de diversos videos com dicas e orientações para a preparação do material, desde a escolha do local a cuidados na hora de tirar a foto obtendo o melhor enquadramento ou a luminosidade pretendida.

Crescimento - Esta edição do PJ Minas envolve 82 municípios, dos quais 23 participam do projeto pela primeira vez, agrupados em 16 polos regionais. No ano passado, foram 63 municípios participantes, sendo 21 deles estreantes, organizados em 12 polos.