Panorama discute atuação de facções criminosas em Minas
Recentes ataques em cidades mineiras motivaram o debate da questão.
19/06/2018 - 13:35Ataques em diversas cidades mineiras, no começo deste mês, levantaram a questão: o Estado é alvo de facções criminosas? Para discutir o assunto, o programa Panorama, da TV Assembleia, recebe os pesquisadores Luis Flávio Sapori, que é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Cepesp/PUC Minas); e Rafael Rocha, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG).
Para os estudiosos, o crime em Minas ainda é marcado por uma dinâmica pulverizada, de pequenos grupos em conflito entre si. Mas esta realidade está mudando: grandes facções de outros estados, principalmente o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, vem se nacionalizando e entram em Minas pelas divisas com outros Estados.
Veja todos os vídeos do Panorama
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Os ataques do início de junho teriam sido articulados de dentro das cadeias mineiras e estariam relacionados às condições das mesmas. "O terreno fértil para o surgimento das facções é o sistema prisional. Quando ele está mal administrado, está muito superlotado, quando as assistências ao preso estão deficientes, como é o caso de Minas Gerais na atualidade, aí sim, tanto o Comando Vermelho quanto o PCC crescem”, considera Luis Flávio Sapori.
“O PCC já está fortemente estabelecido nas prisões do Sul de Minas, Triângulo e Alto Paranaíba”, afirma Rafael Rocha. Para ele, esta é uma dinâmica que vai da prisão pra rua. “A gente não pode tratar o sistema prisional como algo estanque, isolado. Ele é muito poroso, com muita comunicação de dentro e fora, do presídio com as ruas”, explica.
Reprises – O programa será repetido na quarta-feira (20), à 1 hora da manhã e às 8h30, e no sábado (23), às 7h30 e às 16h30.