A onda de violência nos municípios do Sul de Minas também motivou requerimento de audiência

Situação financeira do IPSM deve ser novamente debatida

Comissão de Segurança Pública aprova requerimentos sobre o tema e o aumento da violência em municípios mineiros.

18/06/2018 - 18:20

A grave situação financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM) deve ser novamente discutida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), teve aprovado requerimento de sua autoria com essa finalidade, na reunião desta segunda-feira (15/6/18).

Segundo a solicitação, vão ser chamados para a reunião o diretor-geral do IPSM, coronel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos, e os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Fazenda, José Afonso Bicalho.

O requerimento destaca que a situação financeira do instituto foi debatida em reunião da comissão no dia 11 de abril.

Na oportunidade, afirma Sargento Rodrigues, constatou-se que o valor não repassado pelo governo ao IPSM referente às contribuições patronal e dos segurados já ultrapassava R$ 3 bilhões. Isso estaria prejudicando a assistência médica e odontológica dos cerca de 225 mil beneficiários, principalmente no interior do Estado.

Criminalidade - Também de autoria de Sargento Rodrigues, foram aprovados outros dois requerimentos de audiências públicas. Uma delas debaterá o aumento da criminalidade em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), especialmente a possibilidade de fechamento das companhias descentralizadas da Polícia Militar. O parlamentar considerou essa proposta um retrocesso para o município.

Outra audiência vai tratar da segurança pública nas escolas estaduais e em seu entorno. Sargento Rodrigues ressaltou a gravidade da criminalidade e da violência nos arredores desses estabelecimentos, em especial, o alastramento do uso e do tráfico de entorpecentes.

Sul de Minas - Já o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) solicitou audiência, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, para abordar a onda de violência nos últimos dias em vários municípios da região, inclusive com a queima de alguns ônibus. Segundo o parlamentar, os atos criminosos impuseram medo e terror à população, impedindo-a de sair de casa. Por esse motivo, afirma, são necessárias ações efetivas para conter o aumento da criminalidade na região.

Por fim, foi aprovado requerimento dos deputados Sargento Rodrigues, João Leite (PSDB) e Cássio Soares (PSD) para que sejam ouvidas as jornalistas do Jornal O Tempo Angélica Diniz e Ludmila Pizarro. As duas deverão expor os termos da determinação para que se apresentem na Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil.

De acordo com o requerimento, a determinação está em flagrante desrespeito à Constituição Federal, que assegura aos jornalistas o direito de sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.