Luta antimanicomial é tema de audiência pública na ALMG

Tema será discutido sob a perspectiva do movimento feminista em reunião da Comissão Extraordinária das Mulheres.

15/06/2018 - 12:00

A luta antimanicomial sob a perspectiva do movimento feminista será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (18/6/18). A reunião da Comissão Extraordinária das Mulheres acontecerá às 14 horas, no Plenarinho IV.

A audiência foi solicitada pelas deputadas Marília Campos (PT), presidente da comissão; Geisa Teixeira (PT), vice-presidente; e Celise Laviola (MDB). Marília Campos explicou que a reunião atende a uma solicitação do Conselho Regional de Psicologia e de outros setores da saúde com o objetivo de discutir os retrocessos nas políticas de saúde mental.

Também apontou que, neste ano, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, teve como tema as mulheres e a luta pela democracia. Para a deputada, os retrocessos que estão acontecendo acabam incidindo de maneira mais forte nas mulheres, sendo que a política de saúde mental implementada pode, muitas vezes, se tornar uma política de controle de corpos e de moralidade sobre a vida das mulheres.

Foram convidadas para a reunião especialistas e psicólogas que atuam na luta antimanicomial, entre outras.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.