Setor é importante para a economia do País, seja na produção de açúcar, de energia ou de combustível

Situação econômica do setor sucroenergético pauta audiência

Redução de ICMS sobre o etanol deve ser um dos pontos da discussão na quarta (20), junto com lançamento do Megacana.

15/06/2018 - 12:44

A situação econômica do setor sucroenergético no Estado será discutida nesta quarta-feira (20/6/18), em audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria.

A reunião será às 14 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB).

"Trata-se de um dos mais importantes setores do País e que em Minas Gerais tem um papel de destaque, mesmo sem o apoio que deveria ter do governo", justifica o parlamentar, para quem o segmento precisa ser incentivado, principalmente com a redução do ICMS sobre o álcool.

"Estamos falando de um setor que alavanca a nossa economia, seja na produção de açúcar, de energia e, principalmente de combustível limpo e renovável, que é o etanol. Da cana não se perde mais nada hoje em dia. Tudo vira produto. E esse setor precisa ser apoiado", frisa Antonio Carlos Arantes.

Um dos destaques do debate será o lançamento da edição 2018 do maior evento mineiro do segmento. Trata-se do 10° Canacampo Tech Show, rebatizado a partir deste ano como Megacana Tech Show, e que acontecerá no município de Campo Florido (Triângulo Mineiro), nos dias 8 e 9 de agosto.

Conforme ressalta o presidente da comissão, a mudança do nome está em sintonia com o porte conquistado pelo evento ao longo dos anos, passando a contar agora com o apoio das 26 usinas do Estado.

Canacampo - Realizada pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e este ano também pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a feira em Campo Florido recebeu em 2017 cerca de três mil visitantes, reunindo representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva da cana, lideranças regionais e estaduais, e fornecedores de insumos e tecnologia.

Para discutir a situação do setor foram convidados dirigentes das duas entidades, prefeitos de municípios do Triângulo Mineiro, gestores do Estado, representates de produtores e de cooperativas, entre outros.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.