Peça é baseada nas experiências da atriz Andreia Duarte com a tribo Kamayura, no Alto Xingu.

Apresentação teatral solo promove reflexão sobre indígenas

Espetáculo Gavião de duas cabeças acontece nesta quinta-feira (14), no Zás.

11/06/2018 - 15:41

O espetáculo "Gavião de duas cabeças" é a atração do projeto Zás nesta quinta-feira (14/6/18), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A apresentação une performance e teatro, em um solo da atriz Andreia Duarte, que propõe uma reflexão sobre a questão política e social dos indígenas no Brasil.

O enredo aborda o mito do gavião de duas cabeças, um pássaro que tenta devorar o espírito de índios mortos. Segundo a crença de algumas tribos, o índio deve lutar contra a ave pela sua alma, para continuar uma vida posterior à morte.

A história é uma metáfora da situação dos indígenas no Brasil, população que vem perdendo espaço, mas luta para manter sua cultura e identidade. A peça aborda discursos baseados na experiência da atriz Andreia Duarte, que conviveu por cinco anos com a tribo Kamayura, no Alto Xingu, e traz à tona o debate político entre os ruralistas e os índios na luta pela terra.

A peça tem direção e preparação corporal de Juliana Pautilla e classificação de 16 anos.

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, agora em novo dia e horário: às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.

Mais informações sobre o espetáculo.