Comissão vai discutir roubos a bancos e cooperativas
Audiência vai tratar de ações de inteligência para conter assaltos e explosões de agências bancárias.
30/05/2018 - 17:59 - Atualizado em 04/06/2018 - 14:59Debater ações de inteligência e prevenção a explosões, roubos a mão armada, sequestros, arrombamentos e outros crimes em agências de bancos e de cooperativas de crédito. Essa é a finalidade de audiência que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoverá nesta terça-feira (5/6/18), às 10 horas, no Plenarinho IV.
A reunião foi solicitada pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB). “Praticamente todas as cidades de Sul de Minas têm algum caso de assalto ou explosão de bancos ou sequestro do gerente e sua família”, alerta o parlamentar. Na sua avaliação, os crimes estão acontecendo em todo o Estado, mas com maior incidência no Sul de Minas, devido à proximidade com São Paulo.
“As quadrilhas chegam com armas pesadas e são recebidas por poucos policiais, que têm armas de baixo calibre”, continua. “A situação é muito grave e, por isso, estamos cobrando ações de inteligência das Polícias Militar e Civil e uso de outras tecnologias para impedir esses crimes”, afirm.
O deputado destaca ainda que, só a bancos cooperativos do Sistema Sicoob Central Crediminas, no ano passado, ocorreram 51 ataques. Ao todo, o sistema tem 560 agências no Estado e cerca de 700 mil associados. Ele lembra que as explosões trazem grandes prejuízos, pois o medo da população reduz o comércio local e, além disso, as agências demoram muito para serem recuperadas.