Sargento Rodrigues defendeu a cabo militar Kátia Sastre
João Leite elogiou a atuação de Anastasia na segurança pública
Durval Ângelo falou sobre famílias ameaçadas de despejo

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 17/5/18

Assuntos relacionados à segurança pública predominam nos discursos dos três deputados que foram à tribuna.

17/05/2018 - 18:07

Legítima defesa
A morte de um assaltante pela cabo paulista Kátia Sastre em Suzano (Região Metropolitana de São Paulo) foi repercutida pelo deputado Sargento Rodrigues (PTB). A policial militar estava de folga, na porta da escola de sua filha, durante tentativa de assalto no dia 12 de maio. Sargento Rodrigues condenou as críticas do vereador de Alfenas (Sul), Vagner de Moraes (PT), sobre a reação da cabo. “Ele demonstrou um desconhecimento sobre o que é legítima defesa e ignorou a situação de criminalidade do País. O Código de Processo Penal mostra que Kátia agiu certo. Um criminoso como aquele tem que tomar um tiro na testa”, sentenciou. O parlamentar também criticou o Governo de Minas na condução da Polícia Militar. “O PT está massacrando a polícia”, afirmou. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) afirmou que a doutrina ensinada aos policiais militares mineiros é de, inicialmente, tentar imobilizar o criminoso, e não de atirar para matar.

 

Segurança pública
Ao abordar a segurança pública, o deputado João Leite (PSDB) elogiou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que teve aprovado seu projeto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, com a política nacional de segurança pública. João Leite lembrou que, no governo de Anastasia, foi buscada a integração das forças de segurança, com iniciativas também na prevenção. O programa Campos de Luz foi citado, o qual propiciou a iluminação de campos de futebol no Estado, reduzindo as ocorrências policiais em 75%. O deputado também abordou o tratamento de usuários de drogas, pelas comunidades terapêuticas. “Agora, no governo do PT, não há um centavo para essas entidades”, criticou. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues registrou que o ex-prefeito de Riachinho (Noroeste), Valmir Gontijo, pediu apoio do Estado para combater o surto de meningite na cidade. “Esse é mais um caso do abandono do governo a diversas políticas públicas”, disse Sargento Rodrigues.

 

Matipó
A possibilidade de retirada de 67 famílias de um terreno em Matipó (Mata), devido a decisão pela reintegração de posse, foi o tema abordado pelo deputado Durval Ângelo (PT). Segundo ele, um juiz de Abre Campo (Mata), comarca a que Matipó pertence, decidiu que a ordem judicial deveria ser cumprida nesta terça (22). Procurado pelo advogado e por membros das famílias, no fim de semana, Durval Ângelo disse que se sensibilizou com a dor dessas pessoas: “A maioria tem dificuldades financeiras e não conta com outro lugar para morar”, informou. Na ocasião, o advogado expôs que o processo se arrasta há décadas, tendo sido extinto por três vezes. O deputado anunciou que, nesta semana, foi obtido o efeito suspensivo da reintegração. Durval Ângelo divulgou ainda que vai marcar audiência pública na Comissão de Direitos Humanos para debater o assunto. “Espero que o pseudoproprietário deixe as famílias viverem em paz naquele local”, concluiu.



Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.