Mensagens com as indicações foram lidas em Plenário nesta quarta-feira (16)

Plenário recebe indicações para IEF, Feam e Funad

Comissões especiais serão constituídas para analisar nomes indicados pelo governador para dirigir os órgãos.

16/05/2018 - 16:52

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (16/5/18), mensagens do governador Fernando Pimentel contendo indicações para a direção de três órgãos estaduais. Dois deles fazem parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema): Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A terceira instituição que recebeu indicação foi a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

As indicações serão avaliadas por comissões especiais a serem formadas com essa finalidade. As comissões deverão realizar arguições públicas e emitir pareceres sobre as indicações, que, depois disso, seguirão para aprovação no Plenário.

Para o cargo do diretor-presidente da IEF, o governador indicou Henri Dubois Collet. Graduado em Agrimensura com especialização em Engenharia Civil, Collet já trabalha na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2012. Lá, atuou como diretor de prevenção e combate a incêndios florestais e como diretor de unidades de conservação.

Antes de ingressar na Secretaria, o indicado também atuou na área ambiental. Desenvolveu, por exemplo, um trabalho de georreferenciamento para gestão ambiental nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, todos na região da Serra do Espinhaço (Região Central). Foi também Chefe do Parque Nacional da Serra do Cipó, gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Se aprovado para conduzir o IEF, Henri Collet deverá direcionar os esforços do órgão para suas finalidades principais: desenvolver e implementar as políticas florestal e de biodiversidade de Minas Gerais. O trabalho do IEF busca a manutenção do equilíbrio ecológico, a conservação, a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ecossistemas.

Já a Feam recebeu a indicação de Eduardo Pedercini Reis para o cargo de presidente. Engenheiro civil, ele é especialista em gerenciamento e acompanhamento de obras e projetos e cronograma de execução. Atuou, com essa função, em várias construtoras. O órgão que ele pode comandar, caso tenha sua indicação aprovada, tem por finalidade desenvolver e implementar políticas públicas relativas à mudança do clima, às energias renováveis, à qualidade do ar, à qualidade do solo e à gestão de efluentes líquidos e de resíduos sólidos.

Indicação para a Funed - O indicado para presidente da Funed é Vanderlei Eustáquio Machado. Ele é farmacêutico e bioquímico. Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por 31 anos. Entre 2012 e 2014 foi presidente do Conselho Federal de Farmácia. Também já presidiu o Conselho Regional da categoria em Minas Gerais. É atuante também em entidades como a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Vanderlei Machado já foi vereador na cidade de Mariana (Região Central), entre 1976 e 1982.

A fundação que ele pode comandar caso tenha seu nome aprovado pela ALMG tem como competência realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública. Além disso, busca pesquisar e produzir medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, bem como promover ações laboratoriais de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador.

Consulte o resultado da reunião.