Produtores temem a diminuição dos leilões de gado em Minas - Arquivo ALMG

Exigência de vacinação de gado de corte preocupa produtores

Para parlamentares, impacto de regras contra brucelose e tuberculose implantadas recentemente se mostra excessivo.

11/05/2018 - 10:40

As recentes determinações estaduais e federais para controle da tuberculose e brucelose bovinas têm preocupado o setor dos leilões rurais em Minas Gerais. O assunto será discutido em audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (16/5/18).

As queixas dos produtores de gado envolvem especialmente as normas que obrigam a comprovação de vacinação dos animais de corte apresentados nos leilões, regra que prejudicou o volume de negócios. A reunião para tratar do assunto acontecerá no Auditório da ALMG, a partir de 15 horas, atendendo requerimento dos deputados Antônio Lerin (PSB), Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS).

De acordo com o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Antonio Carlos Arantes, a vacinação do gado leiteiro contra a tuberculose e a brucelose bovinas já é praticada com regularidade pelo setor, mas a extensão dessa cobrança para o gado de corte é considerada desnecessária. “Isso pode ser desastroso para os leilões. Mais da metade deles, em Minas, pode acabar. Só vão ficar os mais elitizados”, ponderou o deputado.

A obrigatoriedade de apresentação de atestados de exames negativos de brucelose para participação em leilões de rebanho geral foi implantada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em 1º de janeiro de 2015. O objetivo é avançar no controle da brucelose.

Em março de 2017, a Instrução Normativa 10/17, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também estabeleceu a obrigatoriedade da apresentação do atestado de vacina de brucelose e tuberculose para animais de corte em leilões.

A brucelose pode infectar tanto animais quanto seres humanos. Na pecuária leiteira é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite. Ela gera prejuízos econômicos significativos relacionados à piora dos índices reprodutivos e produtivos. Pesquisas mostram que a brucelose pode ser responsável pela queda de 25% na produção de leite e pela redução de até 15% na produção de bezerros.

A transmissão da brucelose ao homem ocorre pelo contato. Os maiores riscos são a ingestão de leite ou produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico adequado, bem como o consumo de carne crua com restos de tecido linfático de animais infectados. Muitas vezes ela é confundida com gripe recorrente, mas pode evoluir para complicações no sistema circulatório ou nas articulações, tais como a artrite periférica.

Estão convidados para a reunião na ALMG representantes do Mapa, do Governo do Estado e de diversas instituições representativas do setor agropecuário, em especial associações de criadores de gado bovino.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.