Deputados cobraram agilidade para que a reunião seja marcada

Fundação Renova será tema de audiência na Administração

Comissão discutirá investimentos feitos pela entidade de direito privado criada a partir da tragédia em Mariana.

25/04/2018 - 16:16

Os investimentos realizados pela Fundação Renova serão tema de audiência pública na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento, que foi aprovado nesta quarta-feira (25/4/18), é de autoria do presidente e do vice-presidente da comissão, respectivamente os deputados João Magalhães (PMDB) e Agostinho Patrus Filho (PV).

Segundo o deputado Agostinho Patrus Filho, é de suma importância que a reunião aconteça o mais rápido possível e com a presença do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BMDG), Marco Aurélio Crocco Afonso. O deputado João Magalhães (PMDB) concordou com o colega e respondeu que existe a possibilidade da audiência acontecer na semana do dia 7 de maio, com data a ser confirmada.

Fundação Renova - A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Central), ocorrido no dia 5 de novembro de 2015.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre a mineradora Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Consulte o resultado da reunião.