Estudantes participam da etapa estadual do PJ Minas de 2017 na ALMG. Em 2018, 88 municípios integram o projeto

Solenidade marca o lançamento do Parlamento Jovem de Minas

Representantes das câmaras municipais parceiras se reúnem na ALMG nesta segunda-feira (9).

02/04/2018 - 14:47 - Atualizado em 02/04/2018 - 19:27

Com o tema Violência contra a Mulher, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minaschega em 2018 à sua 15ª edição. Para marcar o início das atividades, será realizado o lançamento do projeto nesta segunda-feira (9/4/18), às 16 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O PJ Minas é um projeto de formação política de estudantes, realizado pelo Legislativo mineiro em parceria com câmaras municipais. No lançamento, o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), irá se encontrar com os presidentes das câmaras dos 88 municípios participantes da edição de 2018, com o objetivo de reforçar a importância do seu envolvimento.

De acordo com Fernanda Freitas, da equipe de coordenação do PJ Minas da Escola do Legislativo, o encontro será uma oportunidade para aproximar e fortalecer a parceria entre a ALMG e as câmaras municipais. “Queremos despertar a consciência sobre a importância da educação política”, destaca.

Neste ano, os municípios participantes (27 pela primeira vez) foram divididos em 16 polos regionais. Esses polos atuam como multiplicadores para a formação de uma grande rede colaborativa, descentralizando a coordenação do projeto e tornando-o ainda mais democrático.

Já a parceria com as câmaras municipais pretende contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação para a cidadania em cada localidade.

Estudantes escolheram o tema desta edição

O tema do PJ Minas de 2018, Violência contra a Mulher, foi escolhido pelos estudantes que participaram da etapa estadual do PJ Minas em 2017. Para orientar as atividades, o tema principal foi delimitado nos seguintes subtemas que vão pautar os debates entre os estudantes: violência doméstica e familiar; violência nos espaços institucionais de poder; e violência e assédio sexual.

Por meio do PJ Minas, além de discutir os desafios para o enfrentamento desse problema, os alunos também terão a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

Com o projeto, pretende-se também estimular os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado e pelo exercício da participação democrática na discussão de questões relevantes para a comunidade.

Projeto se desdobra em etapas municipal, regional e estadual

Ao longo de 2018, os estudantes vão participar das etapas municipal, regional e estadual, reunindo-se para discutir, votar e priorizar propostas sobre o tema da edição.

Na etapa municipal, as câmaras vão mobilizar os monitores do projeto e os estudantes das escolas do ensino médio escolhidas para participar do PJ Minas. Serão discutidas e votadas nessa fase propostas para um documento a ser encaminhado à Câmara Municipal.

Algumas propostas priorizadas nessa etapa serão encaminhadas, ainda, ao polo regional correspondente, onde a dinâmica se repetirá, dessa vez com aprovação de documento regional, a ser encaminhado à coordenação estadual. Esta, por sua vez, consolidará e divulgará as contribuições de todos os polos para serem debatidas pelos estudantes nos municípios antes da etapa estadual.

Depois disso, representantes dos estudantes finalmente se encontrarão em Belo Horizonte para a plenária estadual, a ser realizada em setembro na ALMG, onde será votado o documento final do PJ Minas. Ele será, então, enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que poderá propor encaminhamentos a partir das propostas apresentadas pelos estudantes.