Audiência na ALMG discutirá Plano Estadual da Gastronomia
Comissão de Desenvolvimento Econômico debaterá nesta segunda (26) estratégias para um dos pilares do turismo no Estado.
23/03/2018 - 11:53 - Atualizado em 23/03/2018 - 13:12Debater o Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia de Minas Gerais (PEDG), que foi proposto pelo Poder Executivo. Esse é objetivo da audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (26/3/18), a partir das 14 horas, no Plenarinho IV, atendendo a requerimento do deputado Agostinho Patrus Filho (PV).
O parlamentar destaca a importância do debate. "A ideia é abrir espaço na Assembleia para que os interessados possam obter, diretamente de quem elaborou o plano, esclarecimentos de dúvidas sobre o texto e apresentar propostas de aperfeiçoamento baseadas na discussão", afirma Agostinho Patrus Filho.
O Plano Estadual de Gastronomia está previsto na Lei 21.936, de 2015, aprovada na ALMG, e sua proposta foi elaborada pelo grupo coordenador do programa +Gastronomia, criado pelo governo estadual em maio do ano passado com o objetivo de unificar as iniciativas no segmento e fomentar a cadeia produtiva do setor, considerado um dos pilares do turismo em Minas Gerais.
Segundo informações do Executivo, o plano visa ordenar, integrar e aperfeiçoar o planejamento de iniciativas privadas, públicas e sociais em prol do setor gastronômico mineiro com o intuito de gerar resultados sustentáveis e positivos. A duração prevista é de 2018 a 2021. Nele estarão as linhas de ação, estratégias e projetos de curto, médio e longo prazo de todas as entidades que integram o grupo coordenador.
Ainda de acordo com informações do Executivo, além de representar o resultado do trabalho dos participantes do programa +Gastronomia, a proposta do plano também conta com as contribuições da sociedade civil apresentadas nos Fóruns Regionais de Governo, realizados nos 17 Territórios Regionais de Desenvolvimento, além das propostas encaminhadas diretamente aos órgãos governamentais por entidades representativas do setor de gastronomia.
O Governo do Estado abriu, no final do mês passado, consulta pública sobre o Plano Estadual da Gastronomia, por meio de um hotsite em que é possível conferir a íntegra das propostas. As sugestões podem ser enviadas até 12 de abril e serão revisadas pelo grupo coordenador para consolidação da versão final do plano, que deve embasar um projeto de lei a ser enviado à ALMG.
Convidados - Entre os convidados para a audiência estão secretários de Estado e representantes de diversas entidades e empreendimentos com atuação ligada à gastronomia, como o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Soares da Cunha Castello Branco; e o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel) e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Ricardo Rodrigues.
Também foram convidados o chefe e pesquisador do Projeto Territórios Gastronômicos, Eduardo Avelar Fonseca; e o professor e coordenador do Curso de Gastronomia da UNA, Edson Wander Puiati.