Economista Edmar Bacha é entrevistado pelo Memória & Poder
Ele participou da elaboração e implementação de planos econômicos no período de redemocratização do Brasil.
15/03/2018 - 16:32Desde a redemocratização, o Brasil teve sete planos econômicos que tentaram controlar a inflação. O economista Edmar Bacha participou das equipes responsáveis pela implementação de dois deles: os Planos Cruzado e Real. Duas experiências que são lembradas pelo mineiro de Lambari (Sul de Minas) no programa Memória & Poder, que vai ao ar neste sábado (17/03/18), às 20 horas, na TV Assembleia.
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Veja outros vídeos do programa Memória & Poder.
Em 1986, no governo de José Sarney, o Plano Cruzado, dentre outras medidas, congelou os preços de alimentos, serviços, combustíveis e produtos de limpeza, por exemplo. A população foi convocada a ser "fiscal do Sarney" contra as maquininhas de remarcação de preços. Depois de alguns meses de contenção dos aumentos, a inflação voltou a assombrar os brasileiros. Para Edmar Bacha, faltou apoio do governo para seguir com o Plano.
Situação diferente vivida pelo Plano Real, executado no governo de Itamar Franco. O economista recorda que teve dúvidas em encarar mais esse desafio, mas foi convencido ao ver a equipe econômica reunida pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. O grupo reunia nomes como Pérsio Arida, Gustavo Franco, Pedro Malan, André Lara Resende e Pedro Malan. Além disso, ele reconhece que Itamar Franco bancou as medidas sugeridas.
Edmar Bacha também esteve à frente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1985 e 1986, no governo de José Sarney. Menos de um década depois e após o êxito do Plano Real, assumiu a presidência do BNDES, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Lembrando da frase do economista britânico John Maynard Keynes, Bacha considera que os economistas deveriam ser tão importantes quanto os dentistas, que são chamados apenas em circunstâncias específicas. "Infelizmente, o Brasil tem dor de dente demais e os economistas acabam mais famosos do que deveriam", brinca.
Reprises - O programa Memória & Poder tem reprises neste domingo (18), às 15h30; na segunda-feira (19), à meia-noite; e na terça-feira (20), às 21 horas.