Presidente recebe representante dos servidores em educação

ALMG mediará diálogo entre governo e servidores da educação

Representantes do Sind-UTE foram recebidos pelo presidente do Poder Legislativo nesta terça-feira (13).

13/03/2018 - 15:52

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) atuará como interlocutora no processo de negociação entre o Governo do Estado e os servidores da educação, em greve desde o dia 8 de março.

O acordo se deu em reunião realizada nesta terça-feira (13/3/18), que contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e da coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira.

As principais reivindicações da categoria são o cumprimento do acordo feito em 2015 para o pagamento do piso salarial nacional, assim como o fim do parcelamento dos salários e do 13º referente ao ano passado.

Segundo Beatriz Cerqueira, o governo vem descumprindo leis e acordos firmados com os trabalhadores, o que faz com que a ALMG tenha um importante papel na mediação entre o Poder Executivo e os servidores.

Ela acrescentou que a categoria fez diversas concessões que garantissem o acordo realizado em 2015, mas que, ainda assim, a paralisação se fez necessária. “Nossa conversa com o presidente foi positiva e ele se comprometeu a estabelecer esse diálogo. Lamentamos, apenas, a ausência de outros órgãos, tais como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, nesse processo de mediação”, disse.

O líder do bloco governista Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), destacou que a ALMG está sensibilizada com a situação.

Apesar de considerar legítima a demanda dos servidores, ele ponderou que fatores políticos e econômicos têm feito com que o Estado não consiga cumprir a totalidade do acordo feito com a categoria.

“O melhor caminho é o diálogo. Vamos buscar alternativas para que se encontre uma solução, até porque a greve não interessa a ninguém”, concluiu André Quintão.