Concluída a programação do Dia Internacional da Mulher
Atividades terão início no próximo dia 5 e culminarão no grande ato público de 8 de março, na Praça Sete.
27/02/2018 - 13:39Todas as atividades de celebração do Dia Internacional da Mulher 2018, que serão realizadas entre 5 e 8 de março, tiveram sua programação concluída, nesta terça-feira (27/2/18), na última reunião preparatória com as entidades organizadoras. A programação terá início na segunda-feira (5), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a aula inaugural do “Ciclo de Debates Mulheres na Política: História, lutas, conquistas e perspectivas”, que será transmitida, ao vivo, pelo Facebook da ALMG.
O encerramento da programação será no dia 8 de março, na Praça Sete, com atividades ao logo de todo o dia, entre elas um grande ato público unificado, às 18h30, com a participação de todas as entidades organizadoras. O evento da Praça Sete contará com uma tenda, onde os movimentos de mulheres realizarão debates, palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e afins. Cada uma das ações será organizada pelos próprios coletivos em horário já pré-definido na programação.
A abertura oficial da tenda será feita às 10 horas, com a apresentação do Quarteto Musical da PM. Na sequência, com a presença de representantes da sociedade civil e de entidades e órgãos públicos, entre os quais a ALMG, será aberta audiência com o tema “Mulheres na luta por direitos: Resistência, poder e democracia".
Na tenda, e em seu entorno, ainda haverá distribuição de adesivos com a marca do evento e estarão disponíveis plaquinhas com a hashtag #mulheresnalutapordireitos, além de totens. Toda a programação, entre outras questões afetas aos eventos, serão disponibilizadas em página própria deste 8 de março 2018, no Facebook.
Coletiva e Cultura - No dia 7 de março, às 14 horas, haverá uma entrevista coletiva sobre o Dia Internacional da Mulher 2018, na Sala de Imprensa da ALMG, com presença de representantes das entidades organizadoras. Nesse mesmo dia, a partir das 18 horas, terá vez a “Noite Cultural das Mulheres em Luta”, com apresentações artísticas no Hall das Bandeiras da ALMG. Antes dos shows, o Cerimonial da ALMG chamará ao palco representantes de todos os coletivos que se uniram para organizar as ações.
Dias 6 e 7, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e a Frente Brasil Popular (FBP) permanecerão acampados na Assembleia, de onde partirão para o ato unificado do dia 8. Durante o período do acampamento, também haverá rodas de conversa, oficinas, palestras e afins.
Esta última reunião preparatória foi novamente conduzida pela presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres da ALMG, deputada Marília Campos (PT). Estiveram presentes, ainda, a deputada Geisa Teixeira (PT), diferentes movimentos de defesa dos direitos da mulher, representantes de órgãos do Estado e da prefeitura de Belo Horizonte, além das polícias Militar e Civil, da Defensoria Pública, entre outras entidades.