Indicada é professora da Faculdade de Educação e de pós-graduação da UFMG - Arquivo ALMG

Comissão vai sabatinar indicada a Conselho de Educação

Professora do programa de pós-graduação em educação da UFMG, Dalila Oliveira será arguida na próxima quarta-feira (28).

23/02/2018 - 12:35

A professora e cientista social Dalila Andrade Oliveira, indicada pelo governador Fernando Pimentel para um dos cargos de conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE), será sabatinada na próxima quarta-feira (28/2/18), às 14 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A arguição será feita pela comissão especial destinada a emitir parecer sobre as indicações para compor o conselho. O relator é o deputado Durval Ângelo (PT).

A indicada é atualmente professora titular da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em educação da UFMG.

Graduada em Ciências Sociais, Dalila é também mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Ela completou, ainda, dois pós-doutorados, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade de Montreal, no Canadá.

Entre outras funções, Dalila exerceu o cargo de coordenadora do grupo de trabalho Educación, Politica y Movimientos Sociales, entre 2006 e 2009, no âmbito do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), do qual ela foi membro do comitê diretivo entre 2012 e 2014. A professora também foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Conselho - O CEE tem como missão promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e o seu aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação. Outros cinco conselheiros indicados para ocupar os cargos já foram sabatinados e receberam pareceres favoráveis às suas indicações.

Anulação - Dalila Oliveira será a última indicada ao conselho a ser sabatinada na ALMG. Ela já esteve em uma reunião da comissão especial em outubro, mas a arguição feita na ocasião foi tornada sem efeito pela Mesa Diretora da Assembleia por descumprimento de preceitos regimentais.