Telefonia é campeã de reclamações no Procon Assembleia
Queixas relacionadas a dívidas, no entanto, cresceram 34,5% em 2017, em relação ao ano anterior.
19/02/2018 - 12:26O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) registrou, ao longo de 2017, 8.027 reclamações. O setor de telefonia fixa e móvel mantém, desde 2013, a liderança no ranking. No ano passado, o segmento foi responsável por mais de 15% das queixas. O que mais chamou atenção, no entanto, foi o aumento de 34,6% no número de reclamações referentes a empréstimos pessoal e consignado, em relação a 2016.
O Relatório de Atividades do Procon Assembleia já está disponível para consulta. Confira o ranking dos principais assuntos reclamados pelos consumidores:
Classificação |
Assunto |
Número de reclamações |
1º |
Telefonia celular e fixa |
1.265 |
2º |
Combo (telefonia, TV por assinatura e internet) |
1.029 |
3º |
Cartão de crédito (incluindo acordos) |
766 |
4º |
Empréstimos consignado e pessoal |
556 |
5º |
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos |
491 |
6º |
Aparelhos telefônicos |
404 |
7º |
Estabelecimentos de ensino, auto-escolas, cursos, pré-vestibulares |
212 |
8º |
TV por assinatura |
187 |
9º |
Móveis, armários e cozinhas planejadas |
169 |
10º |
Financiamento de veículo |
145 |
Das 8.027 queixas registradas no Procon Assembleia em 2017, 86,9% foram solucionadas, seja por meio de acordos mediados pelo órgão, seja por iniciativa dos próprios fornecedores que, acionados pelo Procon, decidiram por fim ao conflito antes de serem convocados para a audiência de conciliação.
Dívidas – As reclamações referentes a empréstimos subiram do sexto para o quarto lugar em 2017. Uma análise do conteúdo das queixas mostra que o consumidor ainda tem baixa educação financeira. Não foram poucos os casos em que a somatória dos empréstimos adquiridos em um ou mais bancos comprometia quase a totalidade do vencimento mensal do reclamante.
Na opinião do coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, no entanto, os maiores responsáveis por essa situação de superendividamento são os próprios bancos. “As instituições financeiras muitas vezes oferecem empréstimos sem levar em conta a capacidade dos contratantes em honrar suas dívidas. Trata-se de uma atitude irresponsável que leva inúmeras pessoas ao desespero”, afirma.
Telecomunicações – O problema das cobranças indevidas, principalmente na área de telecomunicações, continua apresentando números alarmantes. Em 2017, 58,1% das queixas contra esse segmento tratavam de valores não reconhecidos pelos consumidores em suas contas. Se for analisado somente o chamado “combo” (pacote de serviços que inclui telefonia, internet e TV por assinatura), esse índice chega a 61,6%.
O Relatório de Atividades do Procon mostra também os números referentes aos atendimentos feitos pelo órgão desde sua criação, em 1997. Nesses 20 anos de existência, o Procon já realizou quase 2 milhões de atendimentos, sendo 1,3 milhão presenciais.