A comissão visitou o HPM em 2015, quando constatou falta de recursos para obras de melhorias

Comissão de Segurança Pública visita Hospital da PM

Nesta quinta (22), deputados pretendem verificar condições de trabalho dos funcionários e situação geral da unidade.

16/02/2018 - 17:40

Verificar a situação do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais (HPM), bem como averiguar as condições de trabalho de seus servidores e os recursos disponíveis para realização das atividades. Esses são os principais objetivos da visita que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza ao local, nesta quinta-feira (22/2/18), a partir das 10 horas.

O requerimento para a atividade é de autoria dos deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão, João Leite (PSDB) e Coronel Piccinini (PSB). Além do HPM, os parlamentares pretender visitar o Centro Odontológico da PM. As duas unidades funcionam na Rua Pacífico Mascarenhas, s/nº, Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

A comissão visitou o HPM em 2015, a requerimento de Sargento Rodrigues. Naquela ocasião, o estabelecimento já sofria com a restrição orçamentária, o que se refletiu na piora das condições de atendimento devido à insuficiência de profissionais, medicamentos e leitos.

Com o aprofundamento da crise econômica e as consequentes dificuldades de caixa do Estado de Minas Gerais, os problemas relatados à época persistem, segundo aponta o parlamentar.

História - De acordo com o site do HPM, a unidade foi criada em 1913, por meio de decreto do governador Bueno Brandão. Na época, evidenciou-se a necessidade de garantir a saúde da tropa, controlar as doenças profissionais, reduzir o absenteísmo (faltas) e a incidência de licenças e dispensas médicas.

Atualmente, o hospital presta assistência aos cerca de 60 mil policiais e bombeiros militares de Minas Gerais e seus dependentes. O HPM conta com profissionais em quase 30 especialidades médicas, como cirurgia geral, cardiologia, pediatria, ortopedia, além de outras da área de saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Para a visita, foram chamados representantes das entidades dos militares da polícia e dos bombeiros, entre outros convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a visita.