O elemento químico é usado na produção de itens de alta tecnologia

Exploração de lítio no Jequitinhonha será debatida na ALMG

Audiência pública foi aprovada pela Comissão de Participação Popular para tratar das ações necessárias à atividade.

18/12/2017 - 19:48

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir, em audiência pública, a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT), e foi aprovado nesta segunda-feira (18/12/17). O parlamentar justifica que a exploração exigirá do poder público ações nas áreas ambiental, trabalhista e tributária, entre outras.

Em março deste ano, o Serviço Geológico do Brasil divulgou estudo sobre a identificação de reservas de lítio do Vale do Jequitinhonha com alto potencial de exploração econômica. Esse elemento químico, também chamado “petróleo branco”, é usado na produção de itens de alta tecnologia e, segundo a empresa, sua demanda tem aumentado, apesar da crise econômica global.

Informações recentes veiculadas pela imprensa apontam para a possibilidade de instalação de um polo de exploração, beneficiamento e exportação de lítio entre os municípios de Araçuaí e Itinga. Essas notícias apontam, ainda, que o Ministério Público vai promover, antecipadamente, a fiscalização das ações de governo e da iniciativa privada na implementação do projeto, orçado em U$ 500 milhões de dólares.

Consulte o resultado da reunião.