Comissão avaliza indicação para a Fundação TV Minas
Em sabatina realizada nesta segunda (18), Luiza Moreira de Castro destaca relevância da comunicação pública.
18/12/2017 - 20:00A indicação do governador Fernando Pimentel de Luiza Moreira de Castro para a presidência da Fundação TV Minas - Cultural e Educativa recebeu, nesta segunda-feira (18/12/17), parecer favorável da comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criada para analisá-la. O deputado João Vítor Xavier (PSDB) foi o relator da matéria, que agora segue para discussão e votação, em turno único, no Plenário.
Graduada em administração pública pela Fundação João Pinheiro e em direito pela UFMG, Luiza já ocupou cargos de direção na Rádio Inconfidência e na própria Fundação TV Minas. Sabatinada pelos deputados, ela explicou que, quando chegou à rádio, em dezembro de 2015, constatou a perda de prestígio público da instituição e sua pouca permeabilidade ao factual, às notícias do dia a dia.
Dessa forma, ajudou a promover a revisão da linha editorial do veículo, dando enfoque ao que de mais importante ocorria em Minas e na Capital, sempre tendo como ponto de partida a relevância social dos serviços oferecidos por uma empresa pública de comunicação.
Com a criação da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), constituída a partir da fusão da Rádio Inconfidência com a Rede Minas de Televisão, primeiro como diretora-executiva, em 2016, depois já em exercício na presidência da Fundação TV Minas, desde agosto deste ano, Luiza pautou sua atuação a partir de três pontos fundamentais: o atendimento às demandas do corpo de funcionários, a valorização das pautas sugeridas pela própria equipe de profissionais da empresa e a importância da prestação de serviço da TV pública.
Esse novo planejamento resultou em mudanças no jornalismo da emissora, com novos cenários, uma nova linha editorial e inovações, como um jornal diário pautado em uma cobertura nacional, o “Brasil em Rede”.
Luiza também destacou que a programação da TV, em busca de um jornalismo plural, foi estruturada com base em cinco temas: comunicação pública; cidadania; ocupação urbana e cultura; meio ambiente e sustentabilidade; e identidades diversas.
Deputados questionam indicada sobre atuação da fundação
Os deputados João Vítor Xavier, Roberto Andrade (PSB) e Hely Tarqüínio (PV) ressaltaram o currículo e a visão da indicada em relação à comunicação pública, mas apresentaram alguns questionamentos pontuais sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação TV Minas.
Indagada sobre a infraestrutura da instituição, ela elogiou as condições oferecidas, ao ratificar que a maior necessidade hoje é contemplar antigas reivindicações dos funcionários.
Sobre a importância da interiorização da programação da TV, Luiza esclareceu que praticamente todos os municípios mineiros têm acesso ao sinal da emissora, que também se incumbiu de auxiliar no fortalecimento dos veículos de comunicação públicos no Estado. Isso se dá com parcerias com outras TVs e na troca de material informativo, para que a realidade das várias regiões de Minas seja relatada por quem as vivencia diariamente.
Em relação ao jornalismo esportivo na EMC, assunto abordado por João Vítor Xavier, que atua na área, Luiza salientou o pioneirismo da Rádio Inconfidência, que pela primeira vez no País escalou uma mulher para narrar uma partida de futebol, e o formato descontraído e criativo do programa “Meio-de-campo”, da Rede Minas.