Documentário discute direitos humanos e criminalidade

Terceira temporada do programa Diálogos Possíveis vai ao ar neste fim de semana, na TV Assembleia.

14/12/2017 - 16:45

Oito entrevistados e um tema que divide opiniões: direitos humanos e combate à criminalidade. Na terceira temporada, o programa Diálogos Possíveis, da TV Assembleia, propõe uma reflexão sobre como conciliar essas duas dimensões. O documentário vai ar no sábado (16/12/17), às 18h30, e no domingo (17), às 20h30.

Afinal, as garantias de direitos individuais acabam por fragilizar a punição para aqueles que cometem crimes ou é a lógica punitiva que não tem sido capaz de coibir a crescente violência? E o que justificam os atuais índices de criminalidade: a impunidade ou a desigualdade social?

Para discutir essas e outras questões, foram convidados o sociólogo e ex-secretário de Estado de Defesa Social, Luiz Flávio Sapori; o diretor do Instituto Defesa e colecionador de armas, Alexandre Lima; o agente penitenciário Diemerson Souza; a presidente da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade de Minas Gerais, Maria Tereza dos Santos; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Valéria Rodrigues; o promotor de justiça Francisco de Assis Santiago; o professor de Direito Constitucional da UFMG, José Luiz Quadros; e o desembargador da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, Eduardo Machado.

O programa - O Diálogos Possíveis é uma amostra de opiniões em conflito na sociedade e uma oportunidade para que elas articulem suas razões, de maneira a ajudar o espectador a formar opinião, identificar contradições e pontos de intercessão. Uma aposta no exercício da livre expressão como qualificador dos debates e canal para um diálogo possível em tempos de polaridades.

Na primeira temporada, o tema foi o embate ideológico entre esquerda e direita. Na segunda temporada, a questão de gênero e orientação sexual. Todos os vídeos do Diálogos Possíveis estão disponíveis no canal da Assembleia no Youtube e no Portal.