A certificação internacional ISO 20000 atesta boas práticas no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação

ALMG é pioneira em certificação internacional em TI

Selo inédito na administração pública direta do País atesta boas práticas em tecnologia da informação.

11/12/2017 - 14:14

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) conquistou a certificação internacional ISO 20000, tornando-se a primeira instituição pública da administração direta do País a ter o selo que atesta boas práticas no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). No Brasil, apenas mais uma entidade pública possui o certificado: a Prodesp, sociedade de economia mista que presta serviços de TI para o Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a International Organization for Standardization (ISO), responsável pela certificação, em 2016 havia somente oito instituições públicas com o título em todo o mundo. No Brasil, no mesmo ano, eram 61 organizações certificadas, todas do setor privado, à exceção da Prodesp.

Para o diretor-geral da ALMG, Cristiano Felix dos Santos Silva, esses números demonstram a relevância da conquista. “Temos uma grande estrutura, e a certificação é um reconhecimento da qualidade do atendimento aos parlamentares, seus gabinetes e à área administrativa”, avalia.

Da mesma forma, há reflexos para a sociedade. Os processos agora certificados trouxeram maior eficiência, racionalidade, qualidade e segurança aos serviços internos de TI, que por sua vez sustentam boa parte dos serviços voltados ao cidadão. O Portal da ALMG é um dos exemplos, tendo sido beneficiado nos últimos anos com melhorias na disponibilização, no monitoramento e no fluxo de atendimento voltados para a infraestrutura em TI.

"Esses três aspectos culminaram num portal que oferece uma experiência melhor e mais rápida de navegação para o cidadão", ilustra o titular da Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GTI) da Assembleia, Marcelo Migueletto.

As melhorias na gestão em TI beneficiaram, ainda, serviços como o Fale com a Assembleia e permitiram o lançamento, por exemplo, do Comissões ao Vivo pelo Portal, serviço que desde outubro disponibiliza transmissões em tempo real das reuniões de comissões, bem como a íntegra das gravações.

Processo - As auditorias que possibilitaram à Assembleia alcançar a certificação ISO 20000 foram realizadas entre agosto e outubro deste ano pela Fundação Vanzolini, ligada à Universidade de São Paulo (USP).

A fundação é acreditada pela International Organization for Standardization (ISO), por meio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e foi vencedora da licitação realizada pela Casa no início do ano.

Melhoria deve ser contínua

Os esforços de melhoria na gestão de serviços de TI agora certificados começaram em 2011, como fruto do Direcionamento Estratégico da ALMG, que estabeleceu objetivos e metas a serem alcançados pela Casa.

Nesses últimos seis anos, foi implementado no Legislativo mineiro um modelo de boas práticas em TI a partir do modelo de qualidade denominado ITIL, que é referência na área e foi adaptado ao contexto da Assembleia.

A certificação obtida pela ALMG não é definitiva. Para mantê-la, será preciso passar por avaliações anuais. Estão previstas duas auditorias internas, em agosto de 2018 e 2019, e duas revisões externas, em outubro dos mesmos anos.

Em 2020, a instituição deverá passar por uma nova auditoria externa completa. O objetivo é verificar se o atendimento aos requisitos da norma ISO 20000 continua e monitorar a evolução na gestão dos serviços de TI.